Justiça

Caso Mari repercute nas redes sociais, no STF e no governo federal

Ministro Gilmar Mendes criticou fortemente os múltiplos constrangimentos sofridos pela influenciadora digital Mariana Ferrer. Senadora Leila Barros e clubes de futebol repudiaram a violência contra mulher

Jailson R. Sena*
postado em 03/11/2020 23:13
 (crédito: Reprodução/Internet)
(crédito: Reprodução/Internet)

O assunto sobre a consideração de inocência pela Justiça de Santa Catarina do empresário André de Camargo Aranha, acusado de estuprar a jovem catarinense Mariana Ferrer, de 23 anos,repercutiu entre os internautas, personalidades e times de futebol nesta terça-feira (03).

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, lamentou as ofensas que Mariana sofreu durante o julgamento."As cenas da audiência de Mariana Ferrer são estarrecedoras. O sistema de Justiça deve ser instrumento de acolhimento, jamais de tortura e humilhação. Os órgãos de correição devem apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos, inclusive daqueles que se omitiram", escreveu no twitter.

A ministra do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, disse que pediu a apuração do caso. "Alguns se manifestaram hoje sobre o julgamento da acusação de estupro em SC, após verem o vídeo, mas nós já pedíamos apuração das condutas quando saiu a sentença", informou. 

Já a senadora Leila Barros (PSB-DF), considerou a decisão como aberração. "A tese de estupro culposo, além de uma aberração jurídica, é perigosa. Abre precedentes justamente no momento em que se batalha para conscientizar a sociedade, sobretudo os homens, de ue sexo sem consentimento é estupro",disse a senadora.

Clubes de futebol como o Corinthians também se manifestaram contra a decisão. "A violência física e psicológica contra a mulher é inaceitável. Denuncie! Ligue 180!" disse o clube. "Estupro é estupro! Em qualquer lugar. Em qualquer situação", postou o Cruzeiro Esporte Clube.

O ator Bruno Gagliasso também comentou a sentença. "Vai ficar fácil para criminoso assim, né?", disse. Já a cantora Anitta postou que admiro a coragem da Mariana "de uma forma que ela nem imagina".

 

Estagiário sob supervisão de Carlos Alexandre de Souza 


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação