Pandemia

Com mais 31.553 positivos, Brasil ultrapassa 5 milhões de casos da covid-19

O balanço oficial também registrou o acréscimo de 734 óbitos pela doença. Desde o início da pandemia, 148.228 pessoas foram vítimas da covid-19 no Brasil. Apesar de o ministro mencionar tendência de queda, especialistas alertam que os números continuam altos

O Brasil registrou nesta quarta-feira (7/10) mais 31.553 casos do novo coronavírus, de acordo com o Ministério da Saúde. Com isso, o país ultrapassou a marca de 5 milhões de diagnósticos positivos da covid-19. Ao todo, são 5.000.694 teste confirmados. O balanço de hoje também trouxe o acréscimo de 734 óbitos pela doença. Desde o início da pandemia, 148.228 pessoas foram vítimas da covid-19 no Brasil.

Hoje, mais cedo, durante o lançamento da campanha Outubro Rosa 2020, o ministro da Saúde ressaltou a tendência de queda nos números da covid-19. “O desafio da pandemia continua, já com a tendência de queda observada e divulgada pelos meios de comunicação”, afirmou.

Apesar da média móvel de casos e morte ter reduzido em relação aos números das últimas semanas, especialistas alertam que o país continua vendo números altos. Ontem, por exemplo, o país voltou a confirmar mais de 40 mil casos em um dia. No entanto, hoje, voltou o número voltou a cair.

O Brasil é o terceiro país que atingiu a marca de 5 milhões de casos e fica atrás somente da Índia e dos Estados Unidos no ranking das nações com mais testes positivos, segundo a Universidade Johns Hopkins.

Já em relação ao número de mortes, o Brasil fica em segundo lugar, sendo superado apenas pelo EUA, que tem 211.532. A previsão do Portal Covid-19 Brasil, iniciativa formada por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade de São Paulo (USP), indica que no próximo sábado (10/10) o Brasil deve ultrapassar a marca de 150 mil vidas perdidas pela covid-19.