Caxias do Sul

Meteoro superluminoso cruzou os céus do Rio Grande do Sul

A luz criada pelo corpo celeste durou cerca de 6 segundos e terminou em uma explosão intensa, que superou a luz refletida pela Lua em direção à Terra

Agência Brasil
postado em 01/10/2020 17:05
 (crédito: Reprodução/Youtube)
(crédito: Reprodução/Youtube)

Um facho luminoso vindo do espaço iluminou a noite da cidade de Caxias do Sul, a 96 quilômetros (km) da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. O evento astronômico aconteceu na madrugada de hoje (1º) e foi registrado pelo Observatório Espacial Heller & Jung e pela Brazilian Meteor Observation Network (Bramon).

Segundo dados divulgados pela Bramon, a luz criada pelo corpo celeste durou cerca de 6 segundos e terminou em uma explosão intensa, que superou a luz refletida pela Lua em direção à Terra. As estimativas do observatório mostram que o superbólido - nome dado a meteoros luminosos de maior intensidade que o brilho da Lua - se movia a aproximadamente 60,9 mil quilômetros por hora. A explosão da rocha espacial aconteceu a 22 km de altitude, sobre o município de Vacaria, também no Rio Grande do Sul.

Confira o momento em que o meteoro cortou os céus da cidade de Caxias do Sul:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.