Visita oficial

Bolsonaro desembarca na Hungria para encontro com premiê Victor Orbán

Após reunião com Vladimir Putin no Kremlin, em Moscou, o presidente seguiu viagem para Budapeste; sexta-feira ele sobrevoará Petrópolis

Thays Martins
postado em 17/02/2022 08:17 / atualizado em 17/02/2022 08:21
 (crédito: Attila KISBENEDEK / AFP)
(crédito: Attila KISBENEDEK / AFP)

Após o encontro com o Vladimir Putin no Kremlin, em Moscou, o presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou, nesta quinta-feira (17/2), em Budapeste, na Hungria. No país, o chefe do Executivo terá uma reunião com o premiê Victor Orbán. Após o encontro, Bolsonaro volta ao Brasil e na sexta-feira (18/2) deverá sobrevoar a cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, onde, até o momento, 104 pessoas morreram devido às fortes chuvas. 

Na chegada ao país, Bolsonaro foi recebido com uma cerimônia militar no Sândor Palota, residência oficial do presidente húngaro. O primeiro compromisso oficial do presidente no país é uma homenagem aos heróis húngaros, onde Bolsonaro irá depositar uma cora de flores na Lápide Memorial. O chefe do Executivo também se reunirá com o presidente do país, János Áder.

Na quarta-feira, Bolsonaro se encontrou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Após passar por cinco testes de covid-19, o presidente pode sentar em poltrona próxima à Putin. Em breve discurso, Bolsonaro disse que o Brasil "é solidário à Rússia" e enumerou áreas de cooperação econômica com o país.

Após o encontro, Bolsonaro classificou a relação entre os dois países como um "casamento perfeito". "Realmente, é mais que um casamento perfeito o sentimento que eu levo para o Brasil. E senti também, pela fisionomia, pelo que foi tratado até fora da agenda oficial, com autoridades russas, em especial com o presidente Putin, que é esse o sentimento que ele também tem", disse Bolsonaro, após mencionar que os dois países têm interesses comuns em áreas como a agricultura, energia e defesa", disse. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação