O Ministério da Educação, no entanto, ainda não deu sinais de que vai ; e quando ; colocar a medida em prática. Com a mudança no artigo 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a pasta poderá fixar ;nota mínima em exame nacional aplicado aos concluintes do ensino médio como pré-requisito para o ingresso em cursos de graduação para formação de docentes;. Apesar de aberta essa possibilidade, a questão ainda não foi regulamentada.
Pela lei, a mudança precisa passar pelo crivo do Conselho Nacional de Educação antes de começar a valer. Até a última reunião do ano passado, realizada em dezembro, o colegiado havia apenas discutido o assunto, sem chegar a um consenso. Assessores da instituição ressaltam que a nota mínima vale apenas para ;os egressos do ensino médio com formação técnica em magistério, na modalidade normal; ; que, por sua vez, é destinada ao magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental.
[SAIBAMAIS]Formas de incentivar os professores a seguirem, de fato, a carreira estão entre os objetivos das mudanças na LDB, instituídas pela Lei n; 12.796, de 2013. Com isso, todas as esferas do governo ficaram obrigadas a adotar métodos para facilitar o acesso e a permanência em cursos de formação em nível superior para atuar na educação básica pública. Também estão previstas bolsas de iniciação à docência para os alunos das licenciaturas de graduação plena.
A própria categoria mostra que também é preciso garra e força de vontade. Responsável por uma das disciplinas mais temidas do ensino médio, o professor de física William Santos, 28 anos, destaca que a experiência em sala faz a diferença na hora de conseguir a atenção dos alunos e dar uma boa aula. Para isso, conta com o bom humor. ;Como há preconceito em relação à matéria, busco fazer uma aula descontraída. Mas o bom professor sabe medir a hora de brincar e a hora de parar;, pondera.
Além do que aprendeu no curso de licenciatura, William interpreta personagens e provoca situações práticas em classe para mostrar como a física funciona no dia a dia. Corre, dá cambalhotas e promove competições como a de paraquedas feitos pelos estudantes. Virou o queridinho entre os cerca de 300 adolescente das oito turmas que conduz no colégio. ;Conhecer os alunos pelo nome e identificar as habilidades de cada um é fundamental para uma aula produtiva;, observa. ;É preciso amar o que faz.;
Pleno desenvolvimento
A Lei n; 9.394, de 20 de dezembro de 1996, foi batizada de Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Entre outras coisas, define o sistema de ensino brasileiro. Conforme a norma, a educação deve ser vinculada ao trabalho e à prática social com a finalidade de proporcionar o pleno desenvolvimento do aluno para o exercício da cidadania.
DICAS
Veja como preparar uma boa aula e aumentar a produtividade do ensino:
- Busque os temas que já foram publicados para evitar repetições desnecessárias
- Tenha uma visão interdisciplinar do tema de estudo
- Dê preferência a atividades em os alunos sejam os atores principais
- Desafie os alunos a resolver problemas e a tomar decisões a respeito do que é preciso estudar, refletir e produzir
- Evite aulas exclusivamente expositivas
- Estimule a curiosidade, a pesquisa, a discussão e a polêmica entre os alunos
Fonte: Ministério da Educação