Veículos

Bruta e tecnológica

Nova geração é revelada para a alegria dos picapeiros de plantão



Por mais fã de carros elétricos, compactos e modelos futuristas — ideais para a cidade — que você possa ser, ouso dizer que abriria a câmera do seu celular para fotografar uma Ford F-150. Sem culpas, claro. Estamos falando da líder total de vendas, nos Estados Unidos, há 39 anos. 

Para tentar manter essa liderança absurda, a Ford confirmou o lançamento da nova geração da F-150. Mais resistente, tecnológica e segura, a picape ganhou uma versão híbrida.

No quesito visual, a F-150 recebeu novos capô e para-choques. Os conjuntos óticos dianteiro e traseiro também entram na lista de novidades. Os estribos laterais passam a contar com acionamento elétrico. Afinal, uma “nutelada” de leve não faz mal a ninguém. O modelo segue com chassi de aço de alta resistência e carroceria feita de alumínio. 

Por dentro, a picape recebeu a nova central multimídia Sync4. A tela tem oito ou 12 polegadas — dependendo da versão —  e conexão ao Android Auto, Apple CarPlay e até Alexa, o sistema de inteligência artificial da Amazon. 



A montadora norte-americana foi além e criou um mecanismo, entre os bancos dianteiros, para facilitar a vida de quem precisar, por exemplo, usar um notebook ou até comer. Para isso, os engenheiros desenvolveram uma alavanca de câmbio rebatível.  Dependendo da versão escolhida, ainda é possível reclinar os bancos em quase 180 graus. É quase um assento de ônibus leito. 

A F-150 é tecnológica e casca-grossa ao mesmo tempo. A tampa da caçamba pode virar uma bancada de trabalho com porta-tudo: lápis, copos e até celular. E se isso não te surpreende, o veículo pode sair de fábrica com um gerador de energia e quatro tomadas. 

No quesito motorização, a novidade é o conjunto híbrido PowerBoost. Ele alia um motor V6 3.5 EcoBoost de 380cv com outro elétrico de 47cv de potência. O sistema aproveita a força gerada pelas frenagens para recarregar a bateria de íons de lítio. Já o câmbio é automático de 10 velocidades — o mesmo do Mustang. Você pode operar a máquina até sem usar as mãos. Entre os recursos de assistência ao motorista, o Active Drive Assist conduz a caminhonete sozinho por até 160 mil quilômetros. A invenção, no entanto, está liberada apenas nas estradas dos EUA e Canadá.

Com todo esse requinte fica fácil calçar as botas, colocar um chapéu e rumar para uma fazenda escutando country (apesar que ela cai bem até na cidade). As vendas da 14ª geração da F-150 começam em outubro nos Estados Unidos. Para nós, pode ser que ela pinte em 2021. Se eu fosse você, deixaria a câmera do seu celular preparada.