Conhecida pelo seu primor na segurança, a Volvo tem adotado uma postura bastante relevante quando o assunto é a diminuição da emissão de poluentes. Para completar a sua linha de SUVs híbridos, no Brasil, a marca sueca lançou oficialmente o XC40 Plug-In Hybrid.
Como o próprio nome diz, a versão pode ser recarregada na tomada e chega para ocupar o topo da linha da gama do utilitário. Com 262cv de potência combinada, o XC40 híbrido tem autonomia de até 47 quilômetros apenas em modo elétrico. A recarga é realizada, também, por meio do motor a combustão.
Em pré-venda no país desde fevereiro, o XC40 híbrido chegará mais caro. Quem comprou o carro antes se deu bem e pagou R$ 229.950. Agora, com a alta do dólar, o XC40 Plug-In Hybrid será vendido por R$ 245.950, R$ 16 mil a mais.
Dupla motorização
Como todos os modelos híbridos, o XC40 mescla dois motores: um a gasolina e outro elétrico. O propulsor a combustão é um 1.5 de três cilindros, turbo e com 180cv de potência. Já o trem de força elétrico rende 82cv. Juntos, os motores rendem 262cv e 43,3kgfm de torque. A tração é integral e o câmbio, automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Com esse conjunto, o XC40 híbrido vai de 0 a 100km/h em 7,3 segundos. De acordo com a Volvo, o SUV pode obter médias de até 50km/l na cidade. Tudo depende, claro, do modo de condução que você escolher. São cinco (Hybrid, Pure, Power, Off-road e Individual).
A novidade sueca é baseada na versão esportiva R-Design. Permanecem os equipamentos de série e o visual mais despojado, mas entram em cena os motores menos poluentes.
Dessa forma, o modelo é equipado com todos os sistemas de assistência ao motorista: Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), City Safety (sistema de frenagem automática), alerta de mudança de faixa, assistentes de partidas em rampas e descidas, alertas de colisão dianteira e traseira, além do alerta de ponto cego.
Entre os outros itens de série, o SUV também tem com ar-condicionado automático de duas zonas, sistema de som Harman Kardon com 13 alto-falantes e 600W de potência, faróis de led, painel 100% digital, central multimídia com tela de 9 polegadas e teto solar panorâmico.
Líder de vendas do segmento de SUVs premium, a Volvo parece ter estudado bem o terreno antes de trazer o XC40 Plug-In Hybrid R-Design. Ele chega de olho em um mercado em que os seus principais concorrentes, sequer, oferecem versões eletrificadas.