A Ferrari está com, ainda, mais charme em seu milionário showroom no Brasil. Trata-se da F8 Tributo, o último lançamento da marca. O esportivo chega para substituir a Ferrari 488. Equipada com um motor V8 3.9 biturbo, o superesportivo tem insanos 720cv de potência e 78,5kgfm de torque. Essa força, gerenciada por um câmbio automático de sete marchas, é despejada diretamente nas rodas traseiras.
Com esse conjunto, a F8 Tributo vai de 0 a 100km/h em 2,9 segundos e alcança 340km/h de velocidade máxima.
Visualmente, o lançamento lembra a silhueta da antecessora 488. O design da dianteira e da traseira, porém, é completamente diferente. O modelo adota a nova identidade visual da marca italiana. Os faróis são bem agressivos e têm formato semelhante às entradas de ar no para-choque, destacando o DNA esportivo do brinquedo.
Na traseira, as lanternas são divididas em duas seções, como na F430, antecessora da 488 e da 458 Italia. O spoiler é incorporado à carroceria e a saída de escapamento dupla foi posicionada no meio do para-choque.
Por dentro, não espere uma central multimídia enorme. A F8 é minimalista como deve ser. O painel de instrumentos ostenta um enorme conta-giros analógico bem no centro. Dos lados, duas telas configuráveis deixam o motorista escolher quais informações ache mais importantes.
O volante ostenta luzes indicadoras para a troca de marcha, assim como nos carros da Fórmula 1. O passageiro também pode acompanhar alguns dados do veículo ou do ar-condicionado — por meio de uma pequena tela localizada logo acima do porta-luvas.
A F8 Tributo chega ao Brasil a partir de R$ 3,5 milhões. O preço, porém, pode ser consideravelmente maior, de acordo com as personalizações escolhidas pelo felizardo proprietário. Até o momento, quatro unidades já foram vendidas por aqui. Vamos encomendar uma?