Trinta de abril. Ninguém sabia, mas, há 26 anos, o Brasil estava prestes a perder um de seus maiores ídolos. O fatídico 1º de maio, além de feriado pelo Dia do Trabalhador, é marcado pela perda de Ayrton Senna da Silva. Um dos principais pilotos da história da Fórmula 1 teve sua carreira encerrada de forma abrupta, em 1994, após um acidente no circuito de Ímola, na Itália.
O Vrum selecionou cinco feitos marcantes do piloto brasileiro como uma singela homenagem. Acompanhe essa rápida viagem pela história.
» O primeiro fato é tão expressivo que continua atual. Senna tem, mesmo depois de 26 anos de sua morte, o recorde de pole-positions consecutivas. Foram oito — conquistadas entre o GP da Espanha, em 1988, e o GP dos EUA, em 1989. Além do primeiro lugar, Senna tem a segunda maior sequência de pole positions. São sete, entre os GPs da Espanha, em 1990, e de Mônaco, em 1991.
» Mais um recorde, que permanece até os dias de hoje, é o de vitórias ponta a ponta. Para conseguir este feito, o piloto não pôde ficar fora da primeira posição em nenhum momento, nem mesmo nos pit-stops. Senna conseguiu isso 19 vezes. O segundo e terceiro colocados, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, já conseguiram a façanha 15 vezes e, ainda, podem alcançar esse número.
» A melhor primeira volta da história não é um recorde, mas um consenso no mundo da Fórmula 1. Em 1993, o GP da Europa foi disputado no circuito de Donington Park, na Inglaterra. Na ocasião, Senna largou em quinto e ultrapassou todos os seus oponentes sem qualquer dificuldade no asfalto úmido do traçado. A facilidade com que o piloto brasileiro assumiu a primeira colocação, contra carros superiores ao seu, impressionou todo o mundo.
» No Principado de Mônaco, Ayrton Senna é rei. O piloto brasileiro é dono do maior número de vitórias e pole-positions no traçado de rua mais charmoso do mundo. Lá, Senna venceu seis vezes, porém esse número poderia ser ainda maior. Senna perdeu a vitória em três oportunidades. Em 1984, uma tempestade encerrou a corrida antes da hora. Senna estava em segundo lugar e passaria o líder Alan Prost, com facilidade, levando em consideração a diferença entre os tempos de volta. Em 1985, o piloto liderava quando o motor do seu carro estourou. E, em 1988, Senna liderava com 50 segundos de vantagem para Prost, seu rival, quando bateu sozinho e abandonou a prova.
» Uma das atuações mais icônicas de Senna foi no Brasil. Sedento para a sua primeira vitória, no país, o piloto liderava tranquilo o GP de 1991. Até que o câmbio da Mclaren deu problema — na terceira e quinta marchas. A sete voltas do final, Senna perdeu, também, a quarta, restando apenas a sexta marcha para terminar a corrida. Para piorar, a chuva começava a cair forte em Interlagos. Em um esforço sobre-humano, Senna conseguiu cruzar a linha de chegada com apenas três segundos de vantagem para o segundo colocado. A torcida invadiu a pista para comemorar e Senna quase não conseguiu levantar o troféu de primeiro lugar, tamanha a exaustão. Uma história dramática, mas, como na maioria das vezes, com final feliz.