A Volkswagen antecipou mais alguns detalhes sobre o Nivus, o seu próximo lançamento no segmento de SUVs. A promessa era apresentar o modelo em maio, mas os planos foram adiados por conta da pandemia da Covid-19.
Enquanto o evento oficial não chega, a VW realizou uma conferência on-line, com jornalistas, para apresentar algumas informações. A maior novidade ficou por conta das dimensões. O Nivus aparentava ser um “hatch altinho”, mas será maior, inclusive, que o T-Cross.
O Nivus contará com entre-eixos de 2,56 m, o mesmo do Polo, e 11 cm menor do que o T-Cross com seus 2,65 m. Ainda assim, é 6,7 cm mais comprido que o irmão mais velho, porém menos espaçoso. Vai entender!
O espaço extra no comprimento do Nivus se reflete no porta-malas, com capacidade de 415 litros. O espaço é maior do que o do T-Cross (373 l), Ford EcoSport (362 l) e Jeep Renegade (320 l).
Vamos falar de tecnologia? O Nivus será equipado com o novo sistema multimídia VW Play, frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo — itens inéditos na categoria.
Visualmente, o Nivus ganhará um novo logotipo da Volkswagen na grade dianteira. As lanternas traseiras, com uma peça plástica interligando os dois lados, lembram bastante as do T-Cross.
Na motorização, o SUV receberá exclusivamente o conhecido 1.0 TSI, de três cilindros turbo com injeção direta de combustível. São 128cv e 20,4 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. A transmissão será sempre automática de seis marchas. É o mesmo conjunto que equipa o Polo, o Virtus e o T-Cross.
O Nivus ainda não tem preços definidos. No entanto, especula-se que o modelo deve custar entre R$ 75.990 e R$ 108.990.