Recomeçar em um segmento dominado por duas marcas é uma tarefa árdua, mas que a BMW está disposta a enfrentá-la. Não é a toa que a marca alemã lançou a R18 — desenvolvida para bater de frente com modelos tradicionais da Harley-Davidson e Indian.
A história de BMW, no mundo das cruisers, não é de agora. Tudo começou com a BMW R5, de 1936, na qual a R18 é inspirada. Na época, as cruisers nem tinham essa nomenclatura, mas o DNA era o mesmo.
A R18 usa o maior motor boxer já produzido, pela BMW, para uma moto de série. A parte central e mais bonita da motocicleta (pelo menos na nossa opinião) conta com 1.800 cilindradas, 91cv de potência e 16,3kgfm de torque. O câmbio é manual de seis marchas. De acordo com a montadora, a R18 vai de 0 a 100km/h em apenas 4,8 segundos e tem velocidade máxima de 177km/h. Esse desempenho, raro em modelos custom, pode ser ajustado por meio dos três modos de condução: Rain, Roll e Rock.
Apesar do visual retrô, a R18 é recheada de modernidades, como controle para partidas em rampas, iluminação full led, além de controle de tração e freios ABS, com disco duplo, na dianteira, e disco único, na traseira. O Select Package, opcional, adiciona alarme, trava para a tampa do tanque de combustível e manoplas aquecidas.
Gosta de um visual personalizado? Guidão e escapamento diferenciados estão entre as opções. Basta pagar a mais.
Por enquanto, a R18 está confirmada apenas para os Estados Unidos e Europa. No entanto, a BMW já patenteou a moto no Brasil. Lá fora, a bonitona custa entre US$ 17 mil e US$ 20 mil, algo entre R$ 87.475 e R$ 100 mil, em conversão direta. Mesmo no exterior, ela, definitivamente, é um brinquedo para poucos.