Acabou o mistério. Eis a nova Fiat Strada 2021. A segunda geração da picape da Fiat mudou completamente. Ela ganhou visual atualizado, motorização 1.3 flex e mais segurança. Dá até para dizer que se tornou uma Mini- Toro.
Lançada em 1998, ainda com a plataforma do Palio, a picape compacta ficou mais de 20 anos com praticamente o mesmo formato. No entanto, a espera foi recompensada. A Nova Strada não lembra a antiga em nada, começando pelo design.
A dianteira tem identidade própria. A grade com o nome Fiat é exclusiva. Os faróis afilados lembram os do compacto Mobi, mas dão um tom esportivo à picape. Na traseira, as lanternas, em led, invadem as laterais, também, com inspiração direta na irmã maior, Toro.
Com a fita métrica na mão, é possível notar outra diferença: o tamanho. A Nova Strada é apenas um centímetro maior que a Strada Adventure com cabine dupla antiga. O entre-eixos, no entanto, diminuiu 1,5 cm, a largura perdeu 0,5 cm. Já na altura, são 4,5 cm a menos. Ainda assim, o modelo parece bem maior e mais robusto. O segredo está nas proporções mais bem definidas e nas linhas musculosas da carroceria.
Novo motor
Também tem novidade debaixo do capô. Entra em cena o 1.3 Firefly, herdado do Argo e do Cronos, para as versões mais caras da Nova. Ele rende até 109 cv e 14,2 kgfm — com etanol. O antigo e conhecido 1.4 Fire segue em linha, mas equipando apenas as configurações de entrada. O câmbio é sempre manual de 5 marchas e a tração, dianteira.
De acordo com a Fiat, a caminhonete, montada com motor 1.3 Firefly, faz de 0 a 100km/h em 11,2s. O consumo é outro alvo das nossas atenções. De acordo com o Inmetro, a Nova Strada, abastecida com gasolina, tem médias de 12,1km/l, na cidade, e 13,3km/l, na estrada.
O interior evoluiu, porém não tanto quanto o exterior. O painel de instrumentos vem do Uno, com o computador de bordo dentro do marcador de velocidade. Já o volante, com controles do som nas versões mais caras, veio do Mobi.
A Volcano, topo de linha, é equipada com central multimídia de 7 polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. O sistema, novo na montadora, fica embutido no painel, e não flutuando, como no Argo.
E os preços?
O lançamento oficial do utilitário, marcado para o começo de abril, acabou adiado por causa do coronavírus. A questão é que antes mesmo da pandemia, o Vrum já havia acelerado a Nova Strada, no interior de São Paulo. O evento nacional deve ocorrer, pelas previsões da própria Fiat, apenas no segundo semestre.
Apesar dos valores ainda não terem sido revelados, fontes ouvidas pelo Vrum apontam que a Nova Strada 2021 custará entre R$ 65 mil e R$ 90 mil. A picape sairá da fábrica de Betim-MG com cabines simples e dupla, além de três opções de acabamento e equipamentos. Além disso, vale destacar que a antiga Strada continuará em linha, focada no público frotista.
Com visual renovado, mais espaço interno, opção de quatro portas e nova motorização, a Strada tem tudo para continuar nadando de braçada no segmento de picapes. A única dúvida que fica é: será que a Strada roubará vendas da Toro? Saberemos em breve.