O dia parecia como qualquer outro. Acordei, umas 7h, escovei os dentes, fiz um rápido café e fechei a porta do apartamento. O botão do elevador, P, entregava o primeiro destino da segunda-feira: a garagem. Caminhei até a minha vaga, ainda pensando nas demandas da semana e lembrei que estava com um dos brinquedos mais legais que tive o prazer de acelerar nessa minha, ainda, breve passagem pela terra, a Ducati XDiavel. O sorriso foi inevitável.
Definir o estilo dessa moto é tão difícil quanto bancar os R$ 89,990. A Monster Cruiser tem o conforto de uma custom moderna e a agressividade de uma esportiva. A boa ergonomia é reforçada pelos comandos avançados, dos freios Brembo e do câmbio de seis marchas, além do guidão largo. Só não recomendo se aventurar muito em “corredores” porque o risco de encostar nos retrovisores dos outros veículos é grande.
O visual é um capítulo à parte. Rodas de liga leve com desenho moderno, pneu traseiro de 240 mm de largura, balança monobraço e a iluminação full led encantam até quem não curte muito o mundo das duas rodas. A transmissão por correia, primeira aplicação nos modelos da marca, é outro foco de atenção da galera.
Muito além da beleza
Acelerar a XDiavel é o caminho mais curto para esquecer, mesmo momentaneamente, os problemas. Até os boletos ficam em segundo plano. O motor Testastretta DVT 1262 bicilíndrico conta com 152 C V, a 9.500 rpm, e 12.8 kgm de torque, aos 5.500 rpm. Apesar dos números colossais, para apenas 220 quilos, a XDiavel pode ser domada sem trabalho na cidade. Agora, se você quiser alegrar o seu dia, como a minha segunda-feira, basta beliscar os 2.100 rpm para sentir a patada. O banco côncavo foi desenvolvido para não deixar o piloto escorregar. E isso foi um teste constante para a maturidade, no auge dos meus 38 anos de vida.
Com a tecnologia ao seu lado, dá para configurar as respostas do motor em três modos: Sport, Touring e Urban — este último limita a potência em 100cv com acelerações mais progressivas. A XDiavel ainda conta com controle de tração, freio ABS com calibração para curvas e sistema anti-wheeling, que evita as perigosas empinadas. O entre-eixos longo, 1.6 metro, ajuda a reforçar a segurança.
As principais informações processadas pelo computador podem ser acompanhadas pelo painel 100% digital. Ele mostra a velocidade, o conta-giros — em formato de barra — o nível de combustível, a marcha em uso e, claro, a média de consumo. Por tocar neste assunto, em nossos testes, ela marcou 17 km/litro. Assim, é possível encarar 306 quilômetros com os 18 litros de capacidade do tanque.
Caso decida pegar estrada, detalhe importante: não há lugar para prender a sua bagagem. O único caminho é colocar os seus pertences em uma mochila.
Rápida como um tiro
Depois de 10 dias de testes, quando eu achava que já dominava a XDiavel, ela me desafiou mais uma vez. Hora de testar o assitente de arrancada — Ducati Power Launch (DPL).
Para acionar o sistema, presente, também, em carros superesportivos, você aperta o botão, localizado próximo ao acelerador, engata a primeira marcha, acelera o máximo possível e solta a embreagem gradualmente. Pronto! Toda a brutalidade do motor é despejada para te levar de 0 ao 100 km/h em menos de três segundos.
Vamos lá! Chegou o momento do veredito. A Ducati XDiavel é um convite para a diversão. Bruta e linda. Grande, mas gostosa de guiar. favor. Os puxões de orelha se limitam ao preço e ao reflexo do painel, principalmente em dias muito ensolarados. De resto, é uma moto capaz de alegrar as mais tristes e cinzentas segundas-feiras.