Veículos

Quarentena de cuidados

Longo período sem utilização pode ser prejudicial para diversos componentes do carro.Veja algumas dicas!



Indicada pelo Ministério da Saúde como a melhor forma de evitar o contágio pela Covid-19, a quarentena tem feito grande parte da população estacionar o carro e ficar em casa. Contudo, o veículo precisa de alguns cuidados para não te deixar na mão, após esse período sem uso.

Sempre ao seu lado, o Vrum preparou algumas orientações para momentos de “hibernação”.

Bateria — É o componente que mais sofre sem utilização frequente. O ideal é ligar o motor, pelo menos uma vez por semana, e deixá-lo uns 10 minutos funcionando em marcha lenta. Dessa forma, o alternador recarrega a bateria e a mantém em perfeito estado. Se você for viajar, por exemplo, desconecte os cabos do positivo e do negativo até a próxima partida.

Mangueiras e fluídos — O hábito de ligar o veículo uma vez por semana também faz muito bem ao motor. Deixar o óleo e o líquido de arrefecimento circularem ajuda na conservação dos componentes. Isso ainda evita o ressecamento das mangueiras e demais peças de plástico ou borracha. Se possível, movimente o carro para frente e para trás, engatando as marchas e pressionando o freio para a lubrificação de todos os sistemas.


Pintura — Uma dica importante é sempre guardar o carro limpo. Impurezas e sujeiras, como fezes de passarinho, podem causar danos à pintura, caso fiquem muito tempo na superfície. Se possível, dê um banho na máquina e retire qualquer resíduo indesejado.

Calibragem — Os pneus também precisam de atenção. Cá entre nós, é muito ruim virar a chave da ignição e, na hora de sair, descobrir um deles arriado por falta de ar. Faça a calibração com a pressão máxima recomendada pelo fabricante. Quando você decidir dirigir por aí, é só voltar para a calibragem normal. Dessa forma, evita-se a deformação do pneu, já que ele  fica um bom tempo estacionado na mesma posição.

Ar-condicionado — Outro sistema que precisa de utilização frequente. Quer uma dica? De 15 em 15 dias, ligue o ar-condicionado, no mínimo, durante dez minutos. Permitir que o gás e o óleo circulem é de suma importância para o seu conforto e dos passageiros. Se você seguir essas orientações, o carro rodará no trinques e você se protegerá de possíveis dores de cabeça. Afinal, como diz o ditado: quem ama cuida.