O ano nem chegou na metade e a Caoa Chery já lançou a linha 2021 do Arrizo 5. Entre as principais mudanças estão um novo câmbio CVT com nove marchas simuladas e freio de mão eletrônico.
Produzido em Jacareí, no interior de São Paulo, o "novo" Arrizo 5 melhorou. O Vrum esteve no lançamento e testou o modelo por quase 150 quilômetros. O típico barulho de metrô, padrão nos carros equipados com transmissão CVT, é baixo. Melhor, inclusive, do que o de carros de segmento superior, como Honda Civic e Toyota Corolla. E mais: o câmbio deixou o Arrizo 5 mais esperto. Apesar da potência ter sido mantida (150/147cv com etanol/gasolina), o torque do motor 1.5 turbo aumentou. Passou de 19,4kgfm para 21,4kgfm. Os 2kgfm extras fazem diferença nas arrancadas e ultrapassagens.
Ponto para o seu bolso
As atualizações melhoraram também o consumo de combustível. De acordo com a Caoa Chery, o novo Arrizo 5 é 11% mais econômico do que a versão anterior. Durante os nossos testes, conseguimos uma média de 12,5 km/l — em um misto de cidade X estrada.
Se visualmente o Arrizo 5 ganhou apenas rodas com acabamento polido de 17 polegadas, na versão RTS, e 16 polegadas, na RT, o interior ficou mais atraente. A começar pelo freio de mão eletrônico, dispensando a tradicional alavanca no console central. Além disso, o painel de instrumentos passa a ter uma tela colorida para as funções do computador de bordo.
Ainda falta capricho
O nosso teste foi a bordo da configuração topo de linha, RTS, tabelada em R$ 83.590. Apesar do carro ser bem completo, ainda peca nos detalhes. Os apoios de braços das portas, por exemplo, não contam com qualquer tipo de tecido ou couro.
Os plásticos ainda têm uma aparência mais frágil do que a dos seus concorrentes diretos, caso do Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, Chevrolet Onix Plus, entre outros.
Com preços a partir de R$ 74.590, o Arrizo 5 pode ser uma boa opção para quem busca um sedã compacto recheado de itens de série. No entanto, ele poderia ser um pouco mais barato para, de fato, se tornar uma pedra no sapato da concorrência.