Lançado pela primeira vez em 1976 com visual estiloso, motor potente e capaz de gerar sorrisos ao volante, o Golf GTI chega ao mercado mundial em sua oitava geração. O modelo estava previsto para ser apresentado no Salão de Genebra, na Suíça, mas com o cancelamento do evento, por causa do coronavírus, ele acabou sendo mostrado antes.
O visual acompanha as mudanças feitas nas demais versões, lançadas no final de 2019. O hatch tem para-choques exclusivos, com uma faixa vermelha e o lendário logo GTI. O design é completado pelos faróis de neblina. Na traseira, difusor e um aerofólio discreto. As rodas são de 17” de série, mas podem crescer para 18” ou 19” como opcionais.
Por dentro, o carro ganhou duas telas multimídias, uma de 10,25” para o computador de bordo e outra de 10” para o sistema multimídia. Além disso, detalhes em couro no volante, pedaleiras esportivas, saídas de ar condicionado com desenho “clean” e LEDs configuráveis completam os toques esportivos. Em termos de segurança, o GTI traz sistemas de permanência em faixa, frenagem de emergência com detector de pedestres, entre outras tecnologias.
Debaixo do capô
O novo Golf GTI é equipado com um motor 2.0 turbo de injeção direta e 245 cv de potência. O torque máximo é de 37,7 kgfm. A transmissão manual de seis velocidades é o padrão. Opcionalmente, está disponível o câmbio DSG de dupla embreagem com sete velocidades.
A Volkswagen não deve trazer o Novo Golf GTI ao Brasil. Quem pode pintar por aqui é a versão GTE, híbrida, que também tem 245 cv.