Tem novidade no line-up da Yamaha. Trata-se do XMAX, scooter premiado na Europa e que chega ao Brasil para ser uma opção mais potente em relação ao NMAX. Custando R$ 21.990, o modelo tem ABS de série nas duas rodas, entre outros atrativos.
A começar pelo motor. Um monocilíndrico de 250 cilindradas que rende 22,8cv e 2,5kgfm de torque. O câmbio, como não poderia deixar de ser, é automático do tipo CVT. Com 13,2 litros de capacidade no tanque de combustível, o scooter promete uma boa autonomia até para viagens.
Além de mais potente, o XMAX é mais sofisticado que o irmão NMax 160. Ele conta com chave presencial para dar partida no motor, abrir a tampa do tanque de combustível ou ter acesso ao compartimento sob o banco (com capacidade para acomodar dois capacetes grandes). Já para levar a carteira ou o telefone celular, existem dois porta-objetos abaixo do guidão — inclusive, com tomada 12 volts para facilitar o carregamento do aparelho.
O painel também se destaca. O velocímetro e o conta-giros são analógicos e um display entre eles faz a tarefa de computador de bordo, reunindo informações de marcador de combustível, temperatura do motor, hodômetro total e parcial, consumo instantâneo e autonomia.
Nele, também, são indicados o nível de carga da bateria, velocidade média, temperatura ambiente, relógio, tempo de viagem, além da vida útil do óleo do motor. Funções como indicador de controle de tração ativado e funcionamento do ABS são mostrados por intermédio de luzes de advertência.
Disponível em versão única e com três opções de cores (azul-fosco, vermelho-fosco ou preto-fosco), o XMAX começa a ser vendido na primeira quinzena de abril com quatro anos de garantia e plano de revisões com preços fixos.