Quando você começa a se incomodar com o barulho dos motores dos carros ao seu lado, no trânsito, há dois possíveis motivos. O estresse te pegou de jeito, ou você tem um veículo elétrico e já se esqueceu de como é conviver com a vibração e os barulhos escondidos embaixo do capô.
O silêncio é o principal diferencial dos veículos elétricos, ante os modelos movidos à combustão interna. Essa é a realidade do Nissan Leaf que testamos pelas ruas de Brasília. Equipado com um motor de 149cv de 32,6 kgfm de torque, o carro é suave como o sofá da sua casa e acelera como um esportivo com motor 2.0 turbo. Aproveitando o gancho, podemos usar como exemplo o Volkswagen Golf GTI. É acelerar, colar no banco e abrir o sorriso.
Se o carro é elétrico, nada mais justo do que falar sobre a bateria. Ela fica posicionada sob o assoalho, pesa cerca de 300 quilos e, de acordo com a Nissan, rende de 240 a 380 quilômetros de autonomia com apenas uma recarga. Com tecnologia de íon-lítio, o sistema tem garantia de 8 anos e é composto por 24 módulos. Dessa forma, caso algum deles apresente problema, a troca é feita individualmente para diminuir o custo do conserto.