Veículos

Compacto mais conectado

Modelo que deu início ao processo de eletrificação da Lexus, o NX 300h chega com a linha 2020. O design mantém o estilo agressivo, as linhas fluidas do capô e o requinte dos materiais de acabamento



Quando foi lançado no Brasil, em 2018, o único SUV da Lexus, o NX 300h, chegou com motorização exclusivamente híbrida. O modelo marcou o início do processo de eletrificação dos demais veículos da japonesa. Agora, a divisão de luxo da Toyota anuncia a linha 2020 do compacto premium, com pacote de segurança ativa Lexus Safety System e todas as versões equipadas com sistemas Android Auto e Apple CarPlay. A nova geração dá destaque à conectivade e à segurança.

O NX 300h é o segundo modelo equipado com sistema de segurança, antes instalado apenas no sedã superluxo LS 500h. Entre as três versões do SUV no mercado brasileiro, a F-Sport, topo de linha, tem como destaque o monitor de ponto cego e alerta de tráfego na parte traseira do veículo, além de uma câmera 360º que permite ao motorista a visão de toda a área externa em situações de manobra.

O sistema híbrido do compacto combina dois motores — um à gasolina de 2.5l de quatro cilindros 16V e um elétrico síncrono de imã permanente que proporciona melhor relação peso/potência e maior eficiência. O motor à combustão tem potência de 155cv a 5.700rpm e torque de 21,4kgfm a 4.400 giros. O elétrico gera, isoladamente, 143cv de potência e torque de 27,53kgfm. Juntos, os dois motores resultam em potência combinada de 200cv.

O desempenho dos motores é auxiliado pela transmissão Hybrid Transaxleque, de acordo com a montadora, proporciona aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas, de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível. Além disso, dispõe de sistema de tração All-Wheel Drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade do condutor, melhorando a tração em diferentes tipos de terreno. O resultado é uma condução confortável e silenciosa.

Todas as versões contam com os modos de condução Normal; Eco, para priorizar a economia de combustível; Sport, para uma condução mais esportiva e ágil; e EV, sem consumo de combustível e sem emissão de poluentes. Na versão F-Sport, o modelo acrescenta o modo SPORT +, com configuração que transmite maior sensação de dirigibilidade esportiva.

De acordo com os dados da Lexus, a melhoria atingida no consumo de combustível na cidade é de cerca de 52%, enquanto a redução na emissão de CO2 chega aos 26% (112 g/km), se comparado ao modelo equipado com motor somente à gasolina. Em 2019, o SUV compacto recebeu nota “A” na classificação da categoria de veículos extra grandes no ranking do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro.