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Macan, o retorno

Versão GTS do crossover compacto volta a ser oferecida e em breve também estará disponível no Brasil. Com motor 2.9 V6 biturbo, crossover acelera do repouso até os 100km/h em 4,7 segundos



Suspensa desde o lançamento da reestilização do Porsche Macan, há cerca de um ano, a versão esportiva GTS (Gran Turismo Sport) volta a ser oferecida. Confirmada para o Brasil para o próximo ano, por aqui esta será a configuração topo de linha, acima do Macan e do Macan S. Porém, na Europa, ainda existe a versão Turbo.

No aspecto visual, o Macan GTS traz de série o pacote Sport Design, com vários elementos em preto distribuídos pela carroceria, conjunto óptico com lentes escurecidas, minissaias laterais, rodas pretas de 20 polegadas, pinças de freio vermelhas e dois pares de saídas de escapamento inseridos no difusor traseiro. As dimensões do veículo são 4,68 metros de comprimento, 2,80m de entre-eixos, 1,92m de largura e 1,61m de altura.


O interior traz revestimento em couro e Alcantara nos bancos esportivos, que “abraçam” o motorista. Os apoios de braço também têm o toque confortável da Alcantara. A pegada esportiva também abrange cintos de segurança vermelhos, colunas e teto revestidos em preto. Os bancos dianteiros contam com ajustes elétricos em oito posições.

Com o pacote Sport Chrono, vendido como opcional, o crossover acelera até os 100km/h em 4,7 segundos e alcança a velocidade máxima é de 261km/h. O ótimo desempenho parte do motor 2.9 V6 biturbo, que agora entrega 380cv de potência (20cv a mais que o anterior) e 52,9kgfm de torque (mais 2kgfm) disponíveis na faixa entre 1.750rpm e 5.000rpm. O câmbio automatizado de dupla embreagem foi atualizado para trabalhar junto com os novos números do propulsor. As trocas de marcha podem ser feitas por aletas próximas ao volante. De acordo com a Porsche, o consumo combinado é de 10,4km/l, e as emissões são de 218g/km.




A suspensão adaptativa é capaz de rebaixar o chassi em 15 milímetros, melhorando a performance nas curvas. Também é possível optar pela suspensão pneumática, que consegue reduzir a altura em mais 10 milímetros. Os freios são bem dimensionados, com discos de 36cm na dianteira e 33cm na traseira, e opcionalmente podem ser revestidos de carboneto de tungstênio ou em cerâmica.

Como opcionais, estão disponíveis para o crossover sistema de som premium, carregador de smartphone por indução, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de estacionamento com função de visão panorâmica. Na Europa o Porsche Macan GTS é vendido por 77.880 euros (cerca de R$ 350 mil). Antes da reestilização, a versão esportiva custava R$ 458 mil no Brasil, o que agora não deve ser muito diferente.