[FOTO1]
Construídos sobre a plataforma modular SPA, o S60 e XC60 T8 Polestar são equipados com motor Drive-E Turbo Supercharger de 2.0 litros, quatro-cilindros, que produz 324cv, e outro elétrico de 88cv, que é alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (11,6Kwh). A potência combinada dos dois motores é de 412cv, com torque de 65,3kgfm. A transmissão é automática Geartronic de oito velocidades, que usa a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica.
Com esse conjunto mecânico, o S60 acelera até 100km/h em 4,4 segundos, enquanto o XC60 alcança a marca em 5,3 segundos. O sedã e o SUV vêm equipados com cabo de 4,5m para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas, considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. Em tomadas de menor amperagem, a recarga é feita em tempo maior.
Os modelos contam com um seletor de modo de condução que fica no console. Os modos disponíveis são: Pure (prioriza o modo elétrico para uma condução mais econômica); Hybrid (usa os dois motores para entregar a melhor relação entre performance e consumo); Power (condução esportiva); e AWD (All Wheel Drive/tração integral sob demanda).
No interior, os destaques são o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas personalizável, o Head up Display, sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect com tela tátil de nove polegadas de LCD, comando de voz, aplicativos CarPlay e Android Auto, além do Volvo On Call, serviço de segurança, proteção e conveniência. No quesito segurança, ambos os modelos são equipados com o City Safety, sistema de frenagem automática que evita colisões com outros veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte, tanto de dia quanto à noite.
Os veículos trazem ainda sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e o recurso de Mitigação de Pista Oposta, que aplica frenagem automática para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na contramão. A lista de equipamentos de série traz ainda, desde a versão de entrada, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção (Pilot Assist) até 130km/h para toda linha 60.