Jornal Correio Braziliense

Veículos

Quem vê cara não vê coração

A Primavera é saudada com o desfile de modelos customizados na Woodward Dream Cruise, em Detroit, nos EUA. Antigos por fora, modernos por dentro



Berkley (Michigan, EUA) ; Detroit e cidades vizinhas como Auburn Hills e Troy, nesta época do ano, ficam pintadas de verde. A neve, que fez parte do cenário do gelado inverno do início do ano, desaparece, e a chegada da primavera permite que a vida com sol se torne alegre e divertida no outro lado dos EUA. A transformação da paisagem é uma inspiração. É nessa região que ocorre, anualmente, o desfile dos modelos customizados pela Mopar, divisão de acessórios da FCA. Com foco na história, na conservação e preparação dos carros, o Woodward Dream Cruise é a maior atração norte-americana do segmento que reúne clássicos inesquecíveis.

A população de Detroit participa animadamente, reunindo a família, colocando as cadeiras nas ruas e esperando os automóveis incríveis passarem bem perto, tudo junto e misturado, porque o trânsito dos veículos ditos do dia a dia não para e torna a curtição do festival da M-1, a Woodward Avenue, a primeira rodovia pavimentada dos EUA mais curiosa. O lugar representa a cultura da indústria automotiva e, para os apaixonados por carros, vale a pena a visita.

Lá, a Mopar montou uma estação em um antigo restaurante chamado Vinsetta Garage, no meio da estrada, com os carros da Jeep e Dodge prontos para o drive. Tudo isso sem pagar nada. São muscle cars customizados com centenas de cavalos de potência e veículos da Jeep que não chegaram a sair do papel. Nada como um rolé em um Plymouth Hellvedere 1967, que de antigo só tem a carroceria e seus componentes estéticos. Fora isso, o carro recebeu o 6.2 litros Hellcrate Hemi supercharged V8 com exagerados 716 cavalos de potência e 90 quilos de torque. Um ronco para guardar na memória.