Jornal Correio Braziliense

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Pequeno e inédito

Mercedes-Benz apresenta o GLB, um SUV com plataforma compacta que carrega até sete ocupantes. Modelo tem duas opções de motor à gasolina, além de tração integral e chegará ao Brasil em 2020



A Mercedes-Benz apresentou o GLB, seu novo SUV de porte intermediário que vai se posicionar entre o GLA e o GLC. Para começo de conversa, já vamos falando que o modelo será vendido no Brasil, vindo do México, a partir de 2020. Mas o utilitário-esportivo também será fabricado na China, onde sua versão-conceito foi apresentada há cerca de dois meses no Salão de Pequim, praticamente igual ao veículo que irá para as ruas.

O inédito GLB é construído sobre a plataforma compacta MFA II, a mesma do Classe A Sedã, Classe B e CLA. Suas dimensões são 4,62m de comprimento, 1,82m de largura, 1,65m de altura e 2,83m de distância entre-eixos, o que está mais para um SUV médio e nos deixa mais aliviados, já que o veículo tem capacidade de levar até sete ocupantes ; resta saber se faz isso com conforto.

O design não é tão fluido como o do GLA e GLC, sendo o capô mais baixo e o para-brisa menos inclinado, com linhas bastante originais. Apesar de ter um porte mais quadrado, para aproveitar melhor o espaço, as extremidades são arredondadas. Também por isso a área envidraçada é generosa. Capô vincado, rodas enormes, molduras nas caixas de roda e dupla saída de escape são elementos que agregam esportividade.


MOTORES

São duas motorizações à gasolina disponíveis. As versões GLB 200 trazem motor 1.3 turbo ; com 163cv de potência e 25,5kgfm de torque ; e câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas. Com esse propulsor, o veículo atinge velocidade máxima de 207km/h e acelera até os 100km/h em 9,1 segundos. Já as versões GLB 250 oferecem motor 2.0 turbo ; de 224cv e 35,7kgfm ; combinado à transmissão automatizada de duas embreagens e oito velocidades, com máxima de 236km/h e aceleração em 6,9 segundos.

Existe opção do motor 2.0 a diesel, com potências de 150cv e 190cv e torques de 32,6kgfm e 40,8kgfm, sempre com câmbio automatizado de dupla embreagem e oito marchas. Também há opção de tração integral 4Matic, com distribuição da força nos eixos variando conforme o modo de condução escolhido pelo motorista: a proporção é de 80:20 (dianteira/traseira) no modo Eco/Comfort; 70:30 no Sport; e 50:50 no Off-Road. As suspensões têm configuração McPherson na dianteira e multilink na traseira.