Alter do Chão (PA) ; Durante muito tempo, um veículo de alta capacidade off-road era ; quase que necessariamente ; desconfortável, grandalhão, rústico e com pouco apelo visual. A ideia dos jipões era poder transpor os mais variados obstáculos com o mínimo de dificuldade. Mas, ultimamente, até o público fiel aos 4x4 vem procurando algo a mais, além da robustez, nos modelos fora de estrada. Dessa forma, as montadoras apostam cada vez mais em SUVs fortes, com ótimo nível de conforto e "mimos" diferenciados, para melhorar a vida a bordo.
[SAIBAMAIS]Hoje em dia, o modelo que melhor responde a essa temática de fora de estrada com conforto otimizado é o Land Rover Discovery. A quinta geração do SUV inglês, que foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, em setembro de 2016, e ao Brasil dois meses depois, em novembro passado, durante a versão brasileira da mostra, em São Paulo. O lançamento oficial do utilitário ocorreu em fevereiro deste ano em Utah, nos Estados Unidos.
Nem cinco meses se passaram e ele chega em grande estilo, apresentado em terras tupiniquins em Alter do Chão, no Pará, um verdadeiro paraíso no meio da Floresta Amazônica. Para mostrar toda a capacidade off-road do Discovery, a Land Rover preparou uma expedição com os mais variados tipos de terrenos. O Veículos conferiu de perto toda a força, conforto, versatilidade e comodidade a bordo que o SUV promete.
São três versões ; SE, por R$ 363 mil, HSE, por R$ 389 mil e HSE Luxury, R$ 429 mil ; e uma edição especial, a First Edition (R$ 469 mil), limitada a 55 unidades. Todas contam com o mesmo conjunto mecânico, motor 3.0 V6 turbocharged a diesel de 258 cavalos e 61,1kgfm de torque, câmbio automático de oito velocidades e tração integral com reduzida e sistema Terrain Response 2. As opções a gasolina só poderão ser adquiridas sob encomenda e contam com propulsor V6 de 340 cavalos e 45,8 kgfm. Os preços variam de R$ 358 mil a R$ 464 mil.
Porte impactante nas estradas
É impossível passar despercebido com o novo Discovery. O modelo sempre marcou presença pelo porte avantajado, mas o estilo das gerações anteriores era mais quadrado, com pouco apelo visual. Agora, o SUV impõe respeito tanto pelo tamanho, quanto pelo desenho ousado. As linhas retas, clássicas do utilitário, deram lugar a traços mais redondos e fluídos, assemelhando com o resto da família Land Rover.
Na dianteira, o conjunto óptico e as grandes entradas de ar são o destaque, as laterais são marcadas pela cintura alta e imponente. Na traseira, o gigantesco aerofólio e as lanternas, que avançam pelos lados, reafirmam o ar robusto. No interior, acabamento e materiais de excelente qualidade. Portas, painel e console são cobertos por couro e plásticos soft touch, alumínio e madeira completam o visual premium, sem falar no teto solar duplo, abrangendo quase todo o teto do carro.
Tecnologia e espaço
Outra preocupação atual das montadoras é fazer, cada vez mais, carros conectados e tecnologicamente equipados. Nisso, a Land Rover se superou no Discovery. São nove entradas USB, instaladas em todas as três fileiras de banco (o SUV tem capacidade para levar até sete adultos), e seis tomadas 12V. Praticamente todas as configurações do SUV são elétricas. Uma das poucas manuais é o rebatimento da terceira fila assentos. O ar-condicionado pode ser trizone ou quadrizone, dependendo da versão.
A tela da central multimídia tem oito polegadas na SE e 10,2 nas demais. O sistema de som Meridian varia de 10 a 14 alto-falantes. A única coisa que faltou no modelo foi opção de aquecimento/resfriamento dos bancos, no mínimo nos dianteiros. No quesito espaço, todos os ocupantes viajam com conforto, inclusive os da última fileira. São tantos porta-trecos no carro que é difícil achar coisa para colocar em todos. O porta-malas corresponde ao tamanho do carro, com as duas filas de banco rebatidas ele comporta 2.038 litros. Com apenas a terceira, são impressionantes 926 litros. Se todas estiverem em uso, ainda sobram 250 litros para bagagem.
Muito chão
Para testar toda a capacidade off-road do Discovery, a Land Rover dividiu o teste drive em duas partes, a primeira em uma trilha de cerca de 170km pelas terras paraenses e a segunda em uma pista na região de Santarém. Segundo a montadora, mesmo o trajeto contendo os mais variados tipos de terreno ; areia, cascalho, lama, travessia de riachos, valas, erosões, subidas, descidas e sem falar em trechos completamente alagados ; e de alta complexidade, não levaria o carro ao extremo, não chegaria nem próximo aos limites dele, só aproximados no trecho criado.
Como todo Land Rover, o Discovery conta com tração integral nas quatro rodas, com seleção automática e controle de reduzida. A nova geração do SUV conta com o Terrain Response 2, versão atualizada do sistema 4x4. Dentre as novidades estão o controle de descida em declives (HDC), o auxílio de partida em ladeiras, o sistema de saída gradativa, que solta o freio lentamente quando o veículo começa a se deslocar em uma inclinação e o wade sensing, sensores localizados nos retrovisores que informam em tempo real sobre a profundidade da água em relação ao veículo, utilizando a tela da central multimídia, que também mostra o trabalho da suspensão e dos eixos e nos graus de inclinação.
Ficha técnica
- Motores: V6 3.0 de 258cv a 3.750rpm e torque de 61,1kgfm a 1.750rpm
- Dimensões: 4.970mm de comprimento; 2.073mm de largura; 1.888mm de altura e 2.923mm de distância entre-eixos;
- Transmissão: automática de 8 velocidades
- Direção: elétrica
- Porta-malas: 2.038/926/250 litros
- Suspensão: pneumática a ar
- Freios: a disco nas quatro rodas
- Preço: a partir de R$ 363 mil
O repórter viajou a convite da Land Rover