ACABAMENTO DA CARROCERIA
O acabamento da pintura é bom. As portas do lado esquerdo têm montagem razoável, mas as do lado direito têm pontos com desnivelamento entre si e a carroceria. A tampa do porta-malas está descentralizada. O capô tem boa montagem, assim como para-choques, lanternas, faróis, retrovisores e pestanas dos vidros. REGULAR
VÃO DO MOTOR
O resultado do isolamento acústico é discreto com o motor em alta rotação. O vão é pequeno e o motor o preenche bem, limitando o acesso à manutenção de vários componentes. O leiaute tem aspecto organizado e os itens de verificação constante têm fácil identificação e manuseio. O reservatório de gasolina para partida a frio está instalado dentro do vão (com tampa) do painel de fogo. REGULAR
ALTURA DO SOLO
Numa condução normal, rodando sobre piso misto com pequenas imperfeições e saídas de garagem com desnível, ocorreram leves interferências com o solo. Existe chapa em aço vazada para proteger toda a parte inferior do conjunto motopropulsor. REGULAR
CLIMATIZAÇÃO
Sistema é acionado por comando manual. Existem dois difusores centrais fixos e dois de formato circular no painel, que giram 360; nas laterais e apresentam boa vazão. Não tem opção de regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro e falta também difusor de ar específico para os passageiros de trás. O nível de ruído de funcionamento é satisfatório. O sistema está bem vedado e os comandos são fáceis de operar. A parte superior do vidro traseiro (mais ou menos um terço) é encoberta por serigrafia pontilhada, para minimizar a incidência de raios solares sobre as cabeças dos ocupantes do banco traseiro.
POSITIVO
FREIOS
O pedal tem ótima sensibilidade. O sistema ABS está bem calibrado e atua com eficiência. O freio de estacionamento funciona normalmente. O conjunto apresentou bom comportamento dinâmico em geral, com relações balanceadas nos dois eixos. A desaceleração é eficiente, sem alterar a trajetória, mesmo em frenagens de emergência. É boa a resistência térmica depois de uso mais severo. POSITIVO
CÂMBIO
É automático com função manual sequencial. Com a alavanca na posição M, as trocas são efetuadas por meio de uma tecla instalada na lateral do pomo. As mudanças são automáticas quando o motor atinge a rotação máxima preestabelecida. As relações de marchas/diferencial atendem bem à dirigibilidade no uso misto, além de proporcionar conforto ao condutor. O quadro de instrumentos tem display de bom tamanho e fácil visualização que informa a marcha selecionada. A resposta em kickdown (ato de reduzir as marchas pressionando o pedal do acelerador até o fundo) é razoável. POSITIVO
MOTOR
A performance agrada bem em função da cilindrada e do peso. O efeito da falta de força em baixas rotações é pouco sentido. Há um ganho razoável de rendimento com somente etanol no tanque. A aceleração e retomadas de velocidade satisfazem e o câmbio contribui muito para a dinâmica, mas sem brilho esportivo. O nível de ruídos de funcionamento é aceitável devido à arquitetura do cabeçote 16V. O sistema flex funcionou bem. POSITIVO
VEDAÇÃO
Boa contra água e poeira. POSITIVO
RUÍDOS INTERNOS
O nível é muito alto quando se trafega sobre paralelepípedo, terra e asfalto ruim. O efeito aerodinâmico inicia-se a 110km/h e é crescente com a velocidade. NEGATIVO
SUSPENSÃO
O conforto de marcha não está bem definido devido ao nível de transferência das imperfeições do solo para dentro. A estabilidade é boa e contorna com rapidez e precisão curvas de raios variados, com inclinação moderada da carroceria. REGULAR
DIREÇÃO
A coluna de direção tem ajuste em altura e distância, com bom curso. A pega do volante é boa. A assistência hidráulica está muito bem definida, com cargas que proporcionam conforto e leveza no trânsito urbano e em manobras de garagem e firmeza e confiabilildade em rodovias, rodando em velocidades mais altas. A relação é do tipo direta, com resposta imediata. A precisão na reta e em curvas é excelente. O diâmetro de giro e a velocidade do efeito retorno satisfazem. O conjunto apresentou nível baixo de ruídos em curvas sobre piso irregular. REGULAR
ILUMINAÇÃO
Não tem sensor crepuscular e há luz de cortesia somente no porta-malas. O quadro de instrumentos, que é bem pequeno, tem iluminação permanente. Os faróis têm duplo refletor (do tipo canhão), sem cobertura integral e os auxiliares de neblina estão inseridos no para-choque. O conjunto apresentou boa eficiência no baixo e no alto, mas falta ajuste elétrico de altura em função da carga transportada. No teto há uma pequena lanterna, que fica próxima ao retrovisor, com iluminação no habitáculo. REGULAR
ESTEPE/MACACO
O estepe é do tipo temporário e está instalado dentro do porta-malas, no fundo do assoalho. A operação de troca é normal. Existem quatro prisioneiros fixos por cubo (porcas) e não parafusos, como indica o manual do proprietário. Quando danificado, o conjunto de uso roda/pneu cabe perfeitamente no local específico, sem desnivelar o assoalho. Mas falta lugar para o calço plástico, que fica em cima do estepe com o kit de troca inserido nele. NEGATIVO
LIMPADOR DO PARA-BRISA
Não tem sensor de chuva. Os seis esguichos no para-brisa têm jatos bem direcionados, com boa vazão. Quando ativados, eles acionam automaticamente o sistema de limpeza, feita por palhetas eficientes, que proporcionam um amplo campo de visão. O acesso ao reservatório d;água dentro do vão do motor é fácil. POSITIVO
ALARME
A chave de ignição é do tipo canivete, codificada e tem proteção perimétrica das partes móveis. Mas falta a volumétrica, no habitáculo. Ao dar comando para travar as portas, os vidros não sobem automaticamente. Somente a porta do condutor tem função um toque, na qual o sistema antiesmagamento atuou bem. REGULAR
VOLUME DO PORTA-MALAS
O declarado é 477 litros, o mesmo encontrado.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.