Todos os contos e encantos fazem de São Paulo um dos destinos mais buscados por migrantes e imigrantes. Ele é o maior do país e recebe mais de 13 milhões de turistas ao ano. Para muitos, uma terra de oportunidades, para outros, local de descoberta e contemplação. Neste ano, a capital paulista foi a mais procurada por turistas que queriam cair na folia de carnaval, desbancando Rio de Janeiro e Salvador que ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente, segundo pesquisa da Decolar.com.
Os dados são bem otimistas, de acordo com levantamento da Google, São Paulo é o segundo destino mais pesquisado mundialmente para viagens em 2020. Ficando atrás de Da Nang, Vietnã. Os brasileiros também desejam ir à metrópole nacional. A pesquisa mostra que nós deixamos São Paulo em terceiro lugar, ultrapassado por Londres e Rio de Janeiro.
O turismo corporativo na cidade também alcança as maiores cifras da América Latina, conforme aponta estudo da CWT Meetings & Events. Líder pelo quarto ano consecutivo, São Paulo é a melhor capital para eventos e que para 2020 tem projetado aumento de 8%. Dividindo o pódio, estão Bogotá e Lima, em segundo e terceiro lugar respectivamente.
O alfabeto é ínfimo para contar as graças de São Paulo, mas pode ser uma forma didática de apresentar uma parte sucinta daquilo que a maior urbe brasileira oferece.
Artística
Beco do Batman
As paredes coloridas, repletas de desenhos psicodélicos ou com alto teor crítico, são um encanto aos olhos. Localizado no bairro de Vila Madalena, o Beco do Batman é uma galeria a céu aberto entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque. Para visitar, é legal esquecer o carro em casa ou em outras ruas vizinhas. É pertinho da Estação Clínicas do metrô.
Os painéis cheios de vida são um cenário perfeito para interagir e fotografar. Além desta exposição permanente de artistas nacionais e estrangeiros, as ruas fronteiriças colecionam galerias de arte, das mais variadas. Modernas, tradicionais, baratas e mais sofisticadas. Não precisa comprar, basta conhecer. Sugiro reservar uma tarde inteira para entrar e reentrar, observar e contemplar a pujante arte que inunda Sampa.
Ibirapuera
Um parque cultural. O reduto dos paulistanos possui nada menos que nove espaços dedicados a atividades culturais. Os mais icônicos são o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu Afro Brasil, o Pavilhão das Culturas Brasileiras e o Auditório Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer.
O parque é escolha certeira para realização de eventos educativos e artísticos. Famosa e instigante, a exposição Da Vinci experience e suas invenções estará disponível até dia 5 de abril, no Pavilhão de Culturas Brasileiras. Com entrada gratuita, ela conta sobre a vida de uma das personalidades mais influentes e completas do mundo, Leonardo Da Vinci. São réplicas de suas criações artísticas e engenhosas, muita interação e imersão em seus quadros. Vale gastar pelo menos uma hora conhecendo e contemplando.
Badalada
Vila Madalena
Lugar de “gente jovem reunida”, como já cantou Elis. O clima divertido e descontraído do bairro, localizado no distrito de Pinheiros, contagia. As ruas são repletas de bares, que aos finais de semana, são pequenos para abraçar a quantidade de pessoas que buscam distração. É comum ver a galera ocupando as calçadas com copos de bebida nas mãos.
Para curtir de verdade, o bom é deixar o carro em casa, assim a bebedeira não está comprometida, além de não ser nada fácil estacionar pelas ruas movimentadas. Lá, a farra não tem hora para acabar, muitos bares atravessam a madrugada e garantem a alegria da moçada. A diversidade de comércios também atende bem aos mais variados tipos de público. Vai de bares pequenos e intimistas, com comidinha gostosa e natural a grandes botequins com música ao vivo.
Rua Augusta
É ali onde se encontra de tudo. Do Alto ao Baixo Augusta, são dezenas de opções de entretenimento. A parte mais próxima à Avenida Paulista é mais sofisticada, com bares e restaurantes mais finos. Descendo a rua, chega-se ao Baixo, próxima ao centro da cidade e é nesta parte que se vê de tudo. Tudo mesmo.
Terra de diversidade, tem bar dedicado ao rock, boates com apresentação de drag queens e até os famosos “inferninhos”. A Rua Augusta é uma das melhores representações de Sampa, tem todo tipo de coisa e no estilo “tudo junto e misturado”.