Agastronomia polonesa é muito rica em sabores. Aprecie os famosos pierogi, pequenos pasteis de massa fina cozidos e de diferentes sabores, do doce ao salgado. Lembra muito os chineses gyoza, mas com sabor único. Arrisque também um bigos, outro prato tradicional conhecido no país, feito com repolho, levemente fermentado e com carne de porco desfiada. De entrada, uma sopa chamada barszcz czerwony, feita de beterraba.
Acompanhe com vodka (mas peça a da casa, de produção local, para garantir a qualidade) ou uma das inúmeras cervejas do país. Outra dica imperdível — e que só quem é da Cracóvia conhece — são as kiebasa (linguiças) do tradicional food truck de nome complicado, mas facilmente encontrado na Rua Grzegorzecka 14, em frente ao mercado Hala Targowa. É o Kiebaski z niebieskiej nyski. “São como os churrasquinhos de rua do Brasil, mas têm um sabor único. Este food truck está lá todos os dias, entre 20h e 3h da manhã”, recomenda a polaca Anna Strczek.
Fica a dica
Dinheiro
A Polônia é um país barato para os brasileiros. Não só porque está fora da zona do euro, mas porque a moeda oficial do país, a zoty (PLN), que significa “dourado” em polonês e tem conversão quase similar ao nosso real. Para trocar dinheiro, busque casas de câmbio identificadas com o nome Kantor. Elas estão por todas as partes, mas com diferentes cores. A dica é trocar nas amarelas. Não há fontes oficiais, mas os moradores dizem que nas amarelinhas estão os melhores câmbios do dia. (EP)