Turismo

Dólar alto: os 10 destinos nacionais mais legais para você viajar em 2020

Para fazer a seleção, as agências levaram em conta as estruturas providas pelos locais, a sensação de descoberta por parte dos turistas e o estilo de vida de cada lugar

Ah, a expectativa de uma férias! Para muitos as malas estão prontas para aproveitar o começo de 2020 relaxando no interior ou curtindo uma praia cheia de sol. E não precisa se limitar ao verão: com nove feriados prolongados, o novo ano promete aos brasileiros algumas escapadinhas da rotina ao longo dos 365 dias.
 
Mas, com o dólar acima de R$ 4, os óleos que chegaram ao litoral nordestino e carioca, e muitas manifestações em países da América Latina, para onde ir? Para resolver esse dilema, o Correio conversou com agências de viagem e separou uma lista com os principais destinos nacionais que podem chamar atenção em 2020. 
 
Para fazer a seleção, as agências levaram em conta as estruturas providas pelos locais, a sensação de descoberta por parte dos turistas e o estilo de vida de cada lugar. Segundo Viviane Pio, gerente de vendas da operadora CVC, as praias ainda serão os destinos de maior destaque. Mesmo porque, de acordo com a empresa, 70% do volume de embarques no período de alta temporada de verão são para destinos nacionais — sendo que os litorâneos são os mais procurados. 
 
Confira os lugares que podem ser tendência no ano que vem: 


 

Destinos internacionais 


Para quem guardou um dinheirinho extra para viajar em 2020 e procura por lugares exóticos para se aventurar no início da década, a Be Happy Viagens, especializada em mercado de luxo, também produziu uma lista de lugares que podem bombar internacionalmente neste ano. De acordo com a empresa, Filipinas, Japão e China são os destinos que estão nas grandes apostas e que têm tido mais adeptos. 
 
"Uma tendência que estamos vendo para 2020 são as viagens com propósito. Brasileiro não é mais turista, ele é viajante. Ele busca agora uma viagem com uma ligação com o destino", opina a CEO da Be Happy Viagens, Jaqueline Dallal, que trabalha no mercado de viagens há 23 anos. "Estamos vivendo esse tempo da experiência. A viagem é uma commodity muito valorizada. E agora, estão em alta os destinos de aventura, como os safaris por exemplo, na África do Sul, Quênia, Tanzânia", disse. 
 
Além disso, a CVC também apontou países que têm se tornado tendência internacional e que figuram entre os mais buscados na empresa. Entre eles estão: Cancun (México); Punta Cana (República Dominicana); Buenos Aires (Argentina); Santiago (Chile); Montevidéu (Uruguai); Cartagena (Colômbia). Na Europa, Lisboa, em Portugal, continua sendo o preferido dos brasileiros. 
 
"Outro destino internacional que tem se destacado é o Panamá. Muitos brasileiros aproveitam as tarifas aéreas atrativas e a isenção de visto para entrada com conexões no destino e combinam o destino final com alguns dias de hospedagem na Cidade do Panamá", acrescentou Viviane Pio. "O país é conhecido pelas compras e pelo Canal do Panamá, mas também abriga praias e natureza exuberante". 
 
 

E os Millenials? 


Uma pesquisa da Assist Card, empresa de seguro de viagem no Brasil, revelou quais os destinos preferidos dos Centennials (nascidos após 1995) e Millennials (nascidos entre 1982 e 1994). São eles: Estados Unidos, Irlanda, Portugal e Canadá. Sendo que a Irlanda é dos destinos mais procurados para fazer intercâmbios pelas gerações Y e Z.