[FOTO1]
O museu Bauhaus de Dessau foi construído no coração da cidade, dentro de um parque, com projeto da Addenda Arquitetura, de Barcelona, depois de vencer um concurso internacional do qual participaram 831 escritórios de todos os continentes.
O prédio é um bloco de aço suspenso em vidro, como se fosse um envelope, com 3,5 mil metros quadrados de área construída. Funciona como uma linha entre a cidade e a natureza. De um lado do prédio, há a parte urbana. Do outro, o parque. O vidro, matéria-prima presente na maioria dos projetos da escola de Bauhaus, cria uma atmosfera em que, a depender da luz, a paisagem é refletida de um lado ou de outro na fachada.
No térreo, não há paredes. Um anfiteatro se apresenta como uma área de apresentações, debates e leituras. Foi denominado Open Stage. ;No momento em que se entra no prédio, é mágico. De repente, você está no meio dele. Sem limites. Tudo parece aberto, transparente e fluido;, descreve o arquiteto espanhol Roberto González, da Addenda Arquitetura.
O Museu, com o segundo maior acervo da coleção de Bauhaus do mundo, mantém 49 mil peças catalogadas. No piso superior, chamado de Black Box (Caixa Preta), há exposição de peças, móveis, pinturas, artesanatos, tapeçarias e documentos da Bauhaus.
O Museu estreia com a exposição Versuchsst;tte Bauhaus (banco de ensaio Bauhaus) com mais de 1 mil peças que contam a história da escola de Bauhaus em Dessau. A impressão é de um lugar com vida intensa, onde as pessoas ensinavam e aprendiam, conversavam, faziam experimentos artísticos e trabalhavam em protótipos industriais. A primeira exposição não está focada nos famosos ícones, artistas e professores da Bauhaus e, sim, na escola em si e nos estudantes. (AMC)