Jornal Correio Braziliense

Turismo

Investir na vida

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Na hora de dizer o sim, noivos estão optando em sair do lugar-comum e viajam para paraísos fora do país. Uma tendência mundial, casais levam convidados para curtir o antes, o durante e o depois da cerimônia. A tão sonhada lua de mel começa na fase anterior à troca de alianças, e os destinos ; resorts, castelos e até convento ao redor do globo ; são apaixonantes. Os números do portal apontam que cerca de 3 bilhões de convidados (no mundo) participam das festas, movimentando não só esse mercado como o de roupas de festas e seus acessórios.

E o custo para planejar e executar uma cerimônia, seja no exterior, seja numa praia no Nordeste brasileiro, pode sair por um terço se o casamento fosse realizado na cidade dos noivos, pois, no pacote para mais de 30 convidados, alguns resorts oferecem aos noivos gratuidade da hospedagem ou realização da festa com direito à decoração especial, cerimonial, bufê e drinques.

Além de optar por eventos menores, os noivos da chamada geração Y ; nascidos entre 1980 e 2000, extremamente globalizados e familiarizados com a internet ;, buscam algo personalizado que foge do tradicional.

Seja qual for o estilo dos noivos ; moderno, romântico ou aventureiro ; a maior vantagem de fazer as malas para se casar é poder contar com um cenário cinematográfico, deslumbrante e paradisíaco para data tão marcante para os pombinhos. Eles buscam experiências personalizadas, que expressem exatamente a personalidade do casal.

Todo mundo sabe que o brasileiro é festeiro e não perde uma oportunidade de comemorar. Os números comprovam. Segundo dados da Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), o mercado de festas e cerimônias movimentou cerca de R$ 17 bilhões em 2018, sendo que o Sudeste representa 51% dos gastos (R$ 8,8 bilhões), seguido pelo Nordeste (R$ 3,1 bi), Sul (R$ 3 bi), Centro-Oeste (R$ 1,3 bi) e Norte (R$ 1 bilhão), mesmo com os impactos da crise nos últimos anos. O crescimento dos destinations weddings é ainda mais expressivo. Atualmente, uma em cada quatro celebrações são desse tipo.


Globalizados
A geração Millennials é o público objetivo do portal Zankyou Wedding, que pretende investir 760 mil euros (cerca de R$ 3,4 milhões) no Brasil, no aperfeiçoamento da plataforma e no aumento de sua rede de fornecedores. A geração Y é o principal alvo já que 83% fazem toda a organização de seu casamento on-line e gastam cerca de 9% a mais em suas festas.