Jornal Correio Braziliense

Turismo

Melhor idade, melhores roteiros

Grupos de viagem dedicados à terceira idade têm ganhado espaço no mercado turístico e feito a cabeça dos experientes viajantes. Especialista explica que é preciso atenção especial para tudo dar certo

[FOTO1];Nunca é tarde demais para mudar a direção
da sua vida. Sempre haverá uma nova rota
ou uma nova chance de recomeço;


Santa Rita de Cássia




Aquela imagem da senhorinha sentada em uma cadeira de balanço tricotando e o grupinho de vovôs jogando dominó na praça está cada vez mais distante da realidade. A melhor idade pode, de fato, trazer o que a vida tem de mais interessante e inesperado. Os idosos engrossam a estatística populacional, segundo estimativa do Fundo de Populações das Nações Unidas, até 2050, eles somem 22% de todas as pessoas no mundo. O número corresponde a cerca de 2 bilhões de habitantes na terceira idade.

De acordo com a última Sondagem do Consumidor, do Ministério do Turismo (MTur), realizada no fim de 2017, a intenção de viajar do público majoritário de 60 anos corresponde a 30,4%. Ele também movimenta o setor hoteleiro, uma vez que, prefere se hospedar em hotéis ou pousadas, com 57,8% do total. O meio de transporte preferido do grupo é o avião, 67,8% dos entrevistados afirmaram a intenção de voar.

Observando a tendência do envelhecimento global e dos novos hábitos deste grupo, agências de viagens têm se especializado em atender esse tipo de público. Roteiros nacionais e internacionais são preparados com atenção redobrada para atender às necessidades das pessoas mais velhas.

Junto e misturado


Excursões em grupo são uma proposta interessante tanto para viabilizar os roteiros mais complexos, quanto para estimular a interação e o divertimento. Alessandra prado, diretora de destinos exóticos da Aurotur Viagens e Experiências, é responsável pelo planejamento e execução de roteiros especialmente desenvolvidos para o público idoso. ;A formação dos grupos é feita por meio de um banco de dados que a gente criou ao longo de todo o tempo em que promovemos a viagem de adultos seniores. Nós elaboramos um roteiro e enviamos aos nossos clientes habituais e assim formamos um grupo de até 18 pessoas. A limitação de viajantes é uma forma de proteção e garantia de que haja maior aproveitamento e cuidado com cada integrante;, conta.

Alessandra diz que, mesmo sendo uma viagem em grupo, é fundamental atentar-se às necessidades individuais. ;Adultos seniores compreendem pessoas de 65 a 83 anos de idade e que são amantes de viagens. Obviamente, cada um tem uma disposição e também restrições. Tem de observar se as pessoas têm saúde passível de algum problema, até porque os grupos que eu promovo são para destinos mais distantes. Trabalho muito com o Oriente Médio, Marrocos, Israel, Egito, alguns locais específicos da Sicília e Portugal, Uzbequistão, Casaquistão, Turcomenistão, Azerbaijão e Geórgia. Todos destinos bastante distantes do Brasil;.

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga