O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, é considerado a ;Suíça mineira; por sua semelhança com a cidade europeia. O clima é frio, estimula o apetite, o aconchego e as atividades físicas. A pouco mais de 1 mil quilômetros de Brasília, é um dos melhores pontos turísticos para quem busca uma dose de romantismo e contato com a natureza. Para quem tem muita disposição e coragem, Monte Verde é o destino certo, já que o vilarejo oferece possibilidades de se aventurar em diversas trilhas, de vários níveis, pela Serra da Mantiqueira.
Para chegar à maioria das trilhas é necessário ir de carro pela Avenida das Montanhas, no Centro (são aproximadamente 3,5 quilômetros de estrada, em sua maior parte de terra). Ao fim do trajeto, há um estacionamento ; valor único de R$ 10 ; e um centro de informações e ponto para comprar água/sucos. Não é preciso ter acompanhamento de um guia para a maior parte das trilhas, já que elas são sinalizadas, mas há diversas empresas em Monte Verde que oferecem passeios guiados. Confira as principais trilhas da região.
Chapéu do Bispo
Um pouco antes do Portal, há uma entradinha sinalizada com placas que indicam o caminho para o Chapéu do Bispo (o ponto final é uma pedra que lembra um chapéu de bispo). O caminho tem cerca de 700 metros e pode ser percorrido tranquilamente em uma hora. A trilha é a menor e considerada de nível fácil, mas para subir no topo da pedra é preciso força e habilidade.
Trilha do Pinheiro Velho
É a de acesso mais fácil. O caminho tem cinco pontos de partida espalhados pelo Centro do distrito e o principal deles fica bem em frente à fábrica de chocolates Gressoney. De lá até o pinheiro são pouco mais de 200 metros de caminhada. Ao final da trilha está o Pinheiro Velho, uma araucária de cerca de 500 anos e aproximadamente 1,70m de diâmetro.
Platô
Depois do Chapéu do Bispo está o Platô, uma grande rocha plana de onde se tem uma vista linda de toda a região e é possível ver a cidade de São José dos Campos. Para quem quer uma rota alternativa e mais aventureira, pode-se chegar ao Platô por uma trilha que tem início no final da Rua das Mantiqueiras.
Pedra Partida
Um pouco mais difícil e cansativa que as outras. O desvio para a Pedra Partida fica no meio da trilha da Pedra Redonda e é sinalizado, assim como todo o restante do percurso. O caminho de ida e volta até a Pedra Partida tem aproximadamente 1,6 quilômetro e demora em torno de três
horas. O horizonte compensa qualquer dificuldade.
Pedra Redonda
Talvez a trilha mais famosa de Monte Verde, todo o percurso tem cerca de um quilômetro e pode ser feito em 1h30min. A vista panorâmica do alto da pedra é uma cena de tirar o fôlego, principalmente no nascer do Sol ou ao entardecer.
Pico do Selado
Quem fez garante que essa é a melhor e mais bonita trilha de Monte Verde. Considerada de nível difícil, a trilha tem cerca de quatro quilômetros, dura em média de quatro a cinco horas. O caminho até o Pico do Selado não exige muita técnica, mas o que dificulta são as subidas.
Como chegar
Saia pela BR-040, passando por Luziânia e seguindo até Cristalina (percurso aproximado de 129 km). Lá, entre na BR-050 e continue por ela, passando por Uberlândia e Uberaba e seguindo rumo a São Paulo. Já no estado paulista (onde a rodovia passa a se chamar Anhangüera, SP-330), continue até a entrada de Campinas e pegue a Rodovia D. Pedro I (SP-065) até Atibaia; entre à esquerda na Fernão Dias até Camanducaia.