Jornal Correio Braziliense

Turismo

Cuidado: você vai engordar



Cuidado! Provavelmente, você vai engordar por causa da viagem ao Rio Grande do Norte. A capital potiguar e o município de Tibau do Sul são povoados por uma linha diversificada de restaurantes, que vão da tradicional culinária local à cozinha internacional. Em Natal, as passagens obrigatórias ficam por conta do Camarões, que está sempre lotado e oferece um dos melhores custos-benefícios para provar frutos do mar. ;O importante é que os clientes saiam felizes e satisfeitos;, diz o sempre sorridente e atencioso garçom Josivaldo. Vale também conhecer as casas Marechal e Recruta, com ambientes sofisticados e pratos contemporâneos e orientais, respectivamente.

Nos arredores da capital potiguar, é ainda especialmente recomendável almoçar no Camurupim Parque, onde o casal Ane e Jairo Coutinho capricham no tempero feito à base de leite de coco, o que confere especial sabor aos peixes e aos caranguejos oferecidos. O espaço conta ainda com excelente piscina e divertida área de lazer para as crianças.

Para quem visita Timbau do Sul, o banquete segue farto. Na Praia da Pipa, subindo a Rua do Céu, o Macoco trabalha com o conceito de cozinha artesanal, servindo frutos do mar, pizzas e opções vegetarianas. ;Trabalhamos em parceria com produtores orgânicos da região, além de alguns grupos femininos e indígenas, de quem compramos camarões, ostras, queijo de cabra, legumes e verduras;, explica o chef argentino Lucas Sabadini, 33 anos. Após estudar durante parte da infância em Brasília, ele morou na Espanha e nos Estados Unidos antes de chegar a Pipa com a esposa, a psicóloga Michaela Bitarello, com quem montou o restaurante em 2012. ;Queríamos um lugar para viver e não apenas trabalhar. Os negócios vão bem e acabamos de ter o nosso primeiro filho, Miguel;, celebra o cozinheiro surfista.


Nascida em Pipa, a chef autodidata Luciana Galvão, 37 anos, teve passagem pelo Peru antes de voltar à terra natal e inaugurar a Kausai Cevicheria. ;O ceviche é um prato típico peruano, baseado em peixe cru marinado em suco de limão. Eu faço algumas criações a partir desse conceito, inspirada também na cozinha local e na influência que recebi de outros chefs;, explica, após um saboroso jantar.

À beira da praia, o Amô oferece de tapiocas a peixes e uma ótima estrutura. Os paladares mais refinados e internacionais podem ainda visitar o Cicchetti, com cardápio de variadas porções, do café da manhã ao jantar. Mas para quem aprecia mesmo a boa e velha fartura nordestina, o indispensável é conhecer o Espaço Lampião, que serve o saboroso grelhado de frutos do mar, suficiente para saciar até quatro pessoas ; um investimento recompensante por R$ 250.(FB)