Jornal Correio Braziliense

Turismo

Roteiro obrigatório

No centro da cidade, o relógio astronômico atrai os visitantes. Encantamento para todas as idades


A cidade antiga (Staré Mesto) reúne grande parte do conjunto arquitetônico que faz de Praga um verdadeiro museu a céu aberto. Entre as obras, a Igreja de Nossa Senhora de Tyn e a de São Nicolau encantam os turistas com a riqueza de detalhes em sua construção. Lá também se encontra o relógio astronômico, instalado na torre da prefeitura. O mecanismo é um dos mais antigos da Europa, ele foi construído em 1410. Além de marcar as horas e a data, a poderosa engrenagem mostra os ciclos astronômicos, a posição do sol e as fases da lua.

Do outro lado do rio Vltava, está a cidade pequena (Malá Strana), que conserva história viva nas pedras do Castelo de Praga. O edifício gótico abrigou a sede do poder desde a monarquia Boêmia, até a presidência da antiga Tchecoslováquia. Bastante visitados, dois deslumbrantes pontos verdes fazem parte de Malá Strana, o Jardim Vrtba e o Parque Kampa.


Ponte Carlos

Ligando as duas partes da cidade, sob o rio, a Ponte Carlos é um dos principais cartões-postais de Praga e, também, um dos lugares mais turistados. Construída no século XIV, pelo monarca Carlos IV de Luxemburgo, do império Boêmio, a belíssima ponte gótica era utilizada para fins comerciais. Hoje, é um dos cenários mais lembrados da capital com suas 30 estátuas que representam santos cristãos.

*Estagiária sob supervisão de Taís Braga