Aos interessados em começar uma carreira no setor ou se deseja aperfeiçoar os seus conhecimentos, o Senac tem oportunidades bem acessíveis. Fabrício pontua as possibilidades. ;Muitos cursos estão incluídos em nosso programa de gratuidade, nós também temos opções de bolsas de até 50% para associados de alguns sindicatos e desconto para quem tiver carteira do Serviço Social do Comércio (Sesc). Além do valor integral de muitos cursos serem bem baixos, há opções partindo de R$ 180;.
Assim como o corpo humano, os serviços turísticos funcionam em uma rede e dependem mutuamente do bom funcionamento de cada parte. A hotelaria, os restaurantes, os bares e os estabelecimentos de entretenimento e arte são os principais operários da trade de turismo e se uma dessas pontas afundar, as demais sofrerão os impactos do desequilíbrio. Da mesma forma, dentro de um estabelecimento deve haver unicidade e harmonia em todas as atividades desenvolvidas.
Há 12 anos à frente de cozinhas, a chef e coordenadora do curso de gastronomia, turismo e hotelaria do Senac Cora Coralina, Juliana Barroso, esclarece a relevância da preparação da equipe. ;Todo treinamento da cozinha é feito com os garçons, porque o serviço de um depende do outro, e deve haver ordem e entendimento das duas partes. Assim como os ma;tres e baristas, todos devem ter acesso à visão de como o todo funciona;.
Além das habilidades inerentes à preparação de um bom prato, quem estuda gastronomia vai bem mais distante do que se saboreia à mesa. ;Os alunos aprendem sobre segurança alimentar, ponto importantíssimo e, de modo geral, tentamos formar profissionais completos, que tenham criatividade, sejam higiênicos e organizados. Assim como o chef, que representa apenas um cargo de liderança. Ele precisa saber estimular a equipe e a trazer economia ao estabelecimento. O chef é quem direciona todas as ações dentro de uma cozinha, desde a compra dos ingredientes até a entrega dos pratos. Não é só sobre cozinhar bem, é sobre liderar;, finaliza Juliana.