Jornal Correio Braziliense

Turismo

Conheça os melhores destinos para visitar e se mudar

Pesquisa aponta 15 países considerados os melhores para se fazer carreira no exterior. Enquanto amadurece a ideia de uma nova vida profissional, o viajante pode conhecer os pontos turísticos e começar a se ambientar



;Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida;. A frase é do filósofo chinês Confúcio, que viveu de 551 a 479 a.C. com dogmas que se baseavam na sabedoria moral e no altruísmo. Muitas vezes, a afirmação filosófica é responsável por engatilhar uma mudança no comportamento de diversas pessoas. Um passo dado à frente é sempre uma expectativa de dias melhores. Seja na mudança de profissão, de cargo ou de empresa. Mas, por que não de país? O viajante pode aproveitar um roteiro turístico e avaliar as possibilidades.

Cerca de 62% dos jovens brasileiros na faixa dos 16 aos 24 anos demonstraram vontade de morar no exterior, de acordo com a sondagem do Instituto Datafolha de 2018. No mesmo ano, 22.538 pessoas registraram entrega de declaração definitiva de saída do Brasil, segundo dados divulgados pela Receita Federal. A comparação com o ano de 2011, cujo volume se quantificou em 8.170 declarações, aumentou em 64%.

Para quem pretende deixar o país em busca de mais conhecimento e novos desafios profissionais, o professor de finanças da Universidade de Brasília (UnB), Bruno Fernandes aconselha de antemão pesquisar o custo de vida no país de destino para que se possa fazer uma programação financeira e evitar surpresas durante o caminho. ;Há diferenças nos custos de vida em cada país, que envolve aluguel, alimentação, entre outros. É preciso conhecer quanto é esse custo e fazer uma programação financeira até que se arrume um emprego. Tentar conseguir juntar um recurso suficiente para que se consiga se manter no país seis meses sem trabalhar;.

Fernandes também ressalta a opção de comprar a moeda do país de destino ao longo do tempo. ;É preciso acompanhar a cotação da taxa de câmbio e não pode deixar para comprar em cima da hora porque corre o risco de o dinheiro desvalorizar muito e pegar uma taxa de câmbio alta;. Como forma de dar um norte às pessoas que desejam ingressar no mercado exterior e desvendar novos ares, em 2018, a Expat Insider, pesquisa feita pela InterNations ; rede social para expatriados ;, destacou os melhores lugares para fazer carreira no mundo. No total, 18.135 expatriados serviram de base para a pesquisa. O Turismo selecionou alguns países da lista entre os 10 melhores.

Bahrein



Com um território de aproximadamente 750 quilômetros quadrados, o pequeno país insular do Golfo Pérsico é um arquipélago formado por 35 ilhas e ilhotas passíveis de ser habitadas. Tem um dos melhores índices de desenvolvimento humano da região e cultura predominantemente árabe.

A economia é voltada para o refinamento e a produção de petróleo, o que contribui em 30% do PIB, assim, a população é presenteada com modernos meios de comunicação, transportes e prédios. Para se chegar ao local, é necessário fazer parada em Dubai e depois seguir até o roteiro final.

De passagem para o Reino de Bahrein a trabalho, o brasileiro precisa seguir alguns passos para que se cumpra a atividade legalmente, segundo o site do Ministério de Negócios Estrangeiros do Reino de Bahrein. Consulte: www.mofa.gov.bh/Default.aspxtabid?=8260=ar-BH.

Regularize a papelada


Para obter o visto para trabalho doméstico e empregados similares que trabalham para nacionais do Bahrein, com
validade: de 2 anos, sujeito à renovação, é preciso:

  • Formulário de candidatura.
  • Cópia do passaporte.
  • Licença de trabalho emitida pelo Ministério do Trabalho de Bahrein
  • Cópia do documento de identidade do fiador e o benefício (se for concedido pela primeira vez).
  • Cópia do documento de identidade do requerente ou representante legal.
  • Atestado médico no site http://lmra.bh/portal/ar/gamca/index é possível conferir sobre o próprio estado de saúde.
  • As exigências para o visto de estrangeiros de visita para trabalho são as mesmas solicitadas. A diferença é que não há validade informada. No site www.npra.gov.bh/, é possível ter acesso a formulários e outras informações.

Vietnã


Situado na península da Indochina, na Ásia, o lugar que teve um passado sofrido ; com duas guerras ; mostra que consegue se reerguer a cada dia. O país conta com o crescimento da tecnologia como forma da reestruturação econômica, além disso, é o terceiro maior produtor de petróleo do sudeste asiático. Culturalmente conhecido pelos campos de arroz, cultiva o plantio do cereal em grandes áreas. A culinária local é uma fusão de temperos regionais que faz com que o paladar seja único.

Os pratos mais comuns são feitos à base de molho de peixe, pasta de camarão, arroz, ervas, frutas e legumes frescos, limão, pimenta regional e molho de soja. O goi cuon (rolinhos de arroz e legumes) é um dos pratos típicos. O lugar também consegue ser paraíso de paisagens arrebatadoras e praias dignas de refúgio. A capital, Hanói, é a segunda maior cidade do Vietnã e uma das cinco portas de entrada.

De acordo com o site do Ministério das Relações Exteriores do Vietnã, para a emissão de visto, é preciso se atentar à Lei n; 47/2014 / QH13 do país. O passaporte precisa estar dentro do prazo de validade caracterizado como trabalho, com data limite a dois anos. É possível conferir todas as informações no site https://visa.mofa.gov.vn/Homepage.aspx.

Taiwan


Situado na Ásia Oriental, o estado insular integra o grupo dos ;tigres asiáticos;, denominação referente à economia desenvolvida classificada como a 26; maior do mundo, tem como peça chave a indústria tecnológica. O mandarim é a língua oficial praticada por muitos nativos, porém, o inglês também faz parte dos idiomas de comunicação da região. A influência da China Continental aparece nos sabores. Os nativos adotam uma culinária à base de frutos do mar.

Rica culturalmente, Taiwan é considerada o centro da música pop mandarim. Na região, existem museus especializados em contar a tradição chinesa. Na capital Taipei, o National Palace Museum guarda uma das maiores e mais antigas coleções de artigos chineses do mundo. Para chegar à capital, brasileiros devem sair de São Paulo, fazer uma parada em Dubai e seguir para Taipei.

Documentação necessária para trabalhar legalmente no país

Além dos requisitos para preencher as fichas cadastrais nos sites oficiais (www.boca.gov.tw/cp-158-4158-09d5a-2.html#download), para quem vai à República da China (Taiwan) com o intuito de procurar trabalho, é preciso:

  • Duas fotos tamanho passaporte com fundo branco em cores, dentro do período de 6 meses.
  • Passaporte original e fotocópia, válido por 6 meses com páginas em branco.
  • Comprovação de salário médio mensal ou remuneração nos últimos 6 meses que não seja inferior a NT $ 47.971, equivalente a R$ 5.851,97 do real brasileiro.
  • Certificado de graduação em uma das 500 melhores universidades do mundo, segundo o Ministério da Educação da ROC (www.topuniversities.com/university-rankings/world-university-rankings/2018), elegível de acordo com os critérios do Ministério dos Negócios Estrangeiros
  • Comprovação de recursos financeiros, com o mínimo ou equivalente a NT $ 100.000, cerca de R$ 1.231,00
  • Prova e seguro saúde durante o período de permanência.
  • Certificado de boa conduta.
  • Intuito de conquistar emprego.
  • Outros documentos comprovativos, caso seja solicitado.
  • Brasilienses podem apresentar os pedidos com a documentação necessária e taxa no Consulado de Taiwan.
  • Qualquer dúvida, é possível entrar em contato pelo número: (61) 3364-0221.

República Tcheca



País da Europa Central, possui uma área de aproximadamente 79 mil quilômetros quadrados. Tem uma economia avançada, conhecida por proporcionar alto nível de padrão de vida à população. A capital, Praga, é tombada patrimônio da humanidade pela Unesco, e agrega em seu território prédios dos mais diferentes estilos, um conjunto de góticos, românicos, barrocos, entre outros. É avaliada como a quinta cidade mais visitada da Europa. Com a língua oficial sendo a tcheca, a comunidade também se comunica em inglês ou alemão. O país recebe os visitantes em dez entradas, em diferentes regiões.

Aos brasileiros que desejam embarcar de partida ao país com o intuito de trabalhar, há duas opções que precisam ser seguidas legalmente. Cartão de empregado ou um visto a longo prazo para empregos sazonais.

Requisitos para obter o cartão de empregado

  • Documento de viagem dentro do prazo de validade, podendo ser o passaporte.
  • Prova de alojamento, cujo documento especifique os dados da futura moradia no país.
  • Uma foto atual.
  • Contrato de trabalho, no qual o salário mensal não seja inferior ao salário mínimo mensal, com o mínimo de 15 horas de jornada semanal.
  • Documentos que comprovem a competência profissional que será exercida no país.
  • Sem registros criminais.
  • Documento que comprove o bom estado de saúde, de acordo com a Lei 258/2000 estabelecida pelos requisitos do Ministério da Saúde da República Tcheca.
  • Os documentos enviados precisam ser de modo original ou em cópia autenticada oficialmente. As exigências para o visto de longa duração para emprego sazonal difere somente na permissão de trabalho que precisa ser apresentada de acordo com a Seção 96 (1) da Lei do Emprego do país. As informações podem ser conferidas no site do Ministério do Interior da República Checa. www.mvcr.cz/clanek/vizum-k-pobytu-nad-90-dnu-dlouhodobe.aspxq?=Y2hudW09Mg==.

Equador



Localizado na América do Sul, o Equador tem um território de aproximadamente 256.370 quilômetros quadrados. Fronteiriço do Peru e da Colômbia, a língua predominante é o espanhol. Rico de uma história única, o país recebeu formações indígenas, descendentes de mestiços e afro. As festas expressam a tradição local das origens ancestrais.

Irmão de nome da mesma linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios, o país esbanja cultura e beleza pelos vulcões, praias e lagos que agrega. As ilhas também fazem parte do cenário da região, todas com uma beleza exuberante. Uma delas é Galápagos, que faz parte da rota com um arquipélago de 13 ilhas principais, 5 ilhas médias e 215 ilhotas.

O lugar serviu como laboratório para o inglês Charles Darwin, em 1835. Logo depois, tornou-se Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Para chegar ao país, os voos saídos de São Paulo fazem paradas apenas no Panamá, aterrizando na capital Quito e na costa do Pacífico em Guayaquil.

Com o desejo de ingressar no mercado de trabalho equatoriano, é necessário seguir algumas regras para a obtenção de visto de trabalho para residente temporário.

Requisitos básicos

  • Comprovante de mudança para a residência temporária.
  • Preencher o formulário de solicitação de visto no site www.cancilleria.gob.ec/wp-content/uploads/2019/02/ formulario_de_visas.pdf.
  • Passaporte válido e atual, sendo o original e a cópia da página da foto.
  • Certificado que comprove que não possui antecedentes criminais.
  • Comprovação de renda.
  • Ação pessoal ou contrato de trabalho de empresa pública ou privada.
  • Certificado de registro emitido pelo Ministério do
  • Trabalho do Equador.
  • Empregado público: Certificado de não manutenção de obrigações pendentes com o SRI e o IESS (Requisito solicitado ao empregador).
  • Empregado privado: Certificado de não manter obrigações pendentes com o SRI, IESS e a Superintendência de Empresas (Requisito solicitado pelo empregador).
  • Todo o processo pode ser conferido no site do governo do Equador, www.cancilleria.gob.ec/requisitos-para-solicitud-de-visas-no-inmigrantes-e-inmigrantes/, além da ajuda da Embaixada em Brasília (http://brasil.embajada.gob.ec/).

Mãos à obra

Conheça outros 10 países que fazem parte da lista de melhores lugares para inverstir numa nova carreira profissional

  • Singapura
  • Estados Unidos
  • Panamá
  • México
  • Chile
  • Malta
  • Estônia
  • Austrália
  • Myanmar
  • Bélgica
Fonte: InterNations

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga