Jornal Correio Braziliense

Turismo

Noruega



Em terceiro lugar no Relatório Anual da Felicidade, a Noruega é quase sinônimo de bacalhau, prato incorporado à nossa cultura graças aos portugueses, e um dos símbolos do país. Mas há muito o que se fazer no país nórdico, além de degustar essa deliciosa iguaria.

A Noruega chama a atenção pelas paisagens surreais, que oferecem diversas atividades no verão, ou por seu inverno, que encanta aqueles que apreciam o frio ou têm curiosidade pela neve. Para os adoradores de ambientes naturais, o país é inigualável. As regiões montanhosas, os fiordes formados pelos recuos das geleiras, as florestas e praias, os suntuosos rios e cachoeiras, assim como os 21 parques nacionais contribuem para deixar os cenários noruegueses entre os mais impressionantes do mundo.

Parte da imensa rede de fiordes do país nórdico, o Geirangerfjord integra a lista de patrimônios mundiais da Unesco. É uma obra da natureza, onde majestosos picos nevados, cascatas intocadas e campos verdejantes compõem a moldura de um cenário exuberante das águas de azul profundo.


A primavera no Hemisfério Norte é o momento perfeito para explorar a natureza desse país encantador. Os dias mais longos ; o sol passa a nascer mais cedo e se pôr mais tarde ;, cria o ambiente ideal para atividades ao ar livre, sejam elas um passeio de barco pelos fiordes, sejam uma escalada em geleira. As trilhas também são muito populares no destino, que oferece mirantes incríveis nas montanhas, como a Pulpit Rock ou a Trolltunga. Com as temperaturas mais altas e o degelo, voltam à vida várias cachoeiras e quedas d;água, que são belíssimas para observação ou para atividades como rafting e caiaque.

Uma das festividades mais importantes do país, em junho, ocorre no norte: o fenômeno do sol da meia-noite, que pode ser uma experiência incrível de viagem. A dica é visitar o Cabo Norte, que como o próprio nome sugere, é o ponto mais ao norte da Europa, onde é possível ver o sol quase encostando no horizonte e voltando a subir na madrugada. Durante esse período, ocorrem diversas festividades e eventos, como campeonatos de golfe ou a icônica Maratona do Sol da Meia-Noite na cidade de Tromso. Muitos festivais culturais, competições esportivas e eventos gastronômicos ocorrem por toda a Noruega durante a primavera, por isso sempre vale a pena conferir o calendário de eventos antes da viagem. A partir de outubro, os turistas podem apreciar a aurora boreal ; um dos mais belos fenômenos da natureza, em que luzes dançantes nas cores branca, verde, amarela, rosa e violeta bailam nos céus.


Islândia

Em 2011, quando o vulcão Eyjafj;ll entrou em erupção e provocou um caos nas rotas internacionais no Mar do Norte, o mundo tomou conhecimento da existência de um pequeno país europeu. Situado no Círculo Polar Ártico e famoso por seus vulcões ; são130 no total ; e geleiras, a Islândia é o principal destino para quem busca vivenciar um destino com natureza peculiar, riachos de água quente e rocha vulcânica negra.

Ocupando o quarto lugar na lista da ONU, conhecida como a terra dos povos nórdicos, a Islândia tem paisagens que impressionam e surpreendem o olhar, além de uma cultura milenar, fundada na influência dos povos vikings e esquimós. O incrível fenômeno da aurora boreal é um dos maiores atrativos do país. A melhor época para vivenciar o espetáculo da dança das luzes e ver o céu pintado por cores brilhantes é de outubro a dezembro.


A charmosa capital Reykjavík parece cenário de filme. No país do gelo, as cores das fachadas e dos telhados deixam a paisagem mais alegre. Além de ser um dos destinos mais seguros para mulheres, o International Women;s Travel Center apontou o país como um dos que têm as leis mais igualitárias do mundo, onde não há diferença entre gêneros.

Ao visitar a Islândia, passe um dia na Blue Lagoon (Lagoa Azul), na cidade de Grindavík, a 39 quilômetros da capital. Esse spa termal no meio do gelo, com águas naturais quentes, atrai visitantes não apenas pela beleza, mas por suas propriedades medicinais. Ao todo, são mais de 6 milhões de litros de água em uma temperatura de, aproximadamente, 40;C. Um paraíso na paisagem gelada.


Holanda


Para fechar o Top 5 do Relatório Anual da Felicidade, a Holanda surpreende em todos os sentidos. Terra dos canais, dos moinhos de vento, das plantações de tulipas, onde se aprecia a arte de Van Gogh, Rembrandt e Vermeer e uma visita ao Museu Anne Frank ; um dos destinos procurados da Europa.

Localizada no Mar do Norte, a Holanda é um dos países com melhor qualidade de vida do mundo. Sua forte política de assistência social e direitos considerados essenciais, como educação, saúde e segurança de qualidade, são garantidos a todos os seus habitantes.


Muitas cidades holandesas foram construídas em torno dos canais. Alkmaar Utrecht, Dordrecht, Leiden, Groningen, Leeuwarden e Amersfoort são cidades com paisagens caracterizadas por canais graciosos. Em Amsterdã, capital da Holanda, seus charmosos canais são reconhecidos como patrimônio da humanidade pela Unesco.