Era o ano de 1917, na cidade de Fátima, Francisco e Jacinta Marto eram irmãos e primos de Lúcia de Jesus. Os três pastorinhos, crianças de 7 e 10 anos de idade, contaram à sua comunidade terem visto Nossa Senhora seis vezes, no período de 13 de maio a 13 de outubro. A santa pedia que rezassem o terço e fizessem penitências.
Na sexta e última aparição aos meninos, em 13 de outubro de 1917, ocorreu o milagre de Nossa Senhora, nomeado “milagre do Sol”. Estima-se que 50 mil pessoas estavam presentes, prontos a presenciar a aparição na Cova da Iria. Alguns afirmaram ter visto o sol em formato de disco que girava no céu, acompanhado de luzes multicoloridas. Lúcia contou que viu a Sagrada Família, São José, o menino Jesus e Nossa Senhora, abençoar o mundo.
Dois anos depois, Jacinta e Francisco morreram vítimas da gripe espanhola, e Lúcia se tornou freira. Além dos milagres, a presença da santa foi marcada por declarações que serviram como um alerta à população. Lúcia escreveu, em livros, os três segredos que Nossa Senhora havia lhes contado, como o fim da Primeira Guerra Mundial e o início da Segunda Guerra Mundial e a ascensão e queda do comunismo soviético.
Programe-se
Visite
» O centenário da construção da Capelinha das Aparições é marcado por uma exposição temporária, composta por nove núcleos sobre todos estes anos de manifestações religiosas, no Museu do Santuário. A intenção é contar a história aos fiéis com réplicas e destacar os valores católicos em pinturas como a Assunção da Virgem Maria.
» Na pequena igreja é possível participar de visitas guiadas gratuitas, às 11h30 e às 15h30. Visitas temáticas entram na programação na primeira quarta-feira dos meses de maio e outubro.
» Local: Museu do Santuário, Fátima, Portugal
» Data: até 15 de outubro
» Horário: 9h e 18h
Atividades do Santuário em maio
Domingo III da Páscoa - 5/5/2019
» Concerto do Santuário
» Ciclo de Órgão - Concerto III. Wayne Marshall
Domingo IV da Páscoa - 12/5/2019
» Peregrinação Internacional Aniversária
Segunda-feira - 13/5/2019
» Nossa Senhora de Fátima
» 2.º aniversário da canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto
» Memorial Mariano no Carrilhão do Santuário
Sábado - 18/5/2019
» Missa Votiva dos Santos Francisco e Jacinta Marto
Domingo - 19/5/2019
» V da Páscoa
Sábado - 25/5/2019
» Missa Votiva da Virgem Maria, Fonte da Luz e da Vida
Como chegar
» A cidade, que tem nome de origem árabe, vindo de uma das filhas do profeta Maomé, é facilmente acessível de Lisboa ou Porto. De carro, a principal estrada que liga as duas cidades é a rodovia A1. Também há saídas de ônibus, com tíquetes que podem custar R$ 184 ida e volta.
Onde ficar
Hotel Santa Isabel
- Além de ter uma vista privilegiada, com distância de 50 metros do Santuário de Fátima, o hotel é equipado para quem precisa de conforto e comodidade, com facilidades para os visitantes idosos.
- Rua São José, nº 1,2495-434
- www.hotelsantaisabel.pt/index.php/
Hotel Avenida de Fátima
- A distância do hotel até o Santuário é de 100 metros. Ele fica na principal avenida da cidade. Aproveite para se refrescar e conhecer as praias de Nazaré, famosas pelas grandes ondas que atrem turistas de todo o mundo, que ficam a menos de 1 hora de carro.
- Avenida Dom Jose Alves Correia Da Silva 116, 2495-402
- www.hotelavenidadefatima.com/pt
Hotel Aleluia
- O hotel tem vista privilegiada, em frente ao Santuário. Da varanda o turista se encanta com a visão da Igreja da Santíssima Trindade. Em dois minutos é possível chegar à Estação Rodoviária mais próxima.
- Avenida D. Jose A. C. Silva, Número 120, 2495-402
- www.hotelaleluia.pt/em-fatima
Consolata Hotel
- A 70 metros do Santuário, a estadia emana tranquilidade e paz. O espaço abriga em seu complexo o Museu de Arte Sacra e Etnologia, com visitas abertas aos hóspedes.
- Rua Francisco Marto, 52, 2496-908
- www.hotel.consolata.pt/