Jornal Correio Braziliense

Turismo

Viagens com conexões requerem atenção redobrada aos horários

Cuidado para não perder o voo de conexão. Fique atento ao horário de que dispõe para fazer o trajeto até o portão e embarcar no próximo avião. Se estiver atrasado, tente manter a calma



Para economizar ou frequentemente por não haver opção de voos diretos, os passageiros precisam desembarcar da aeronave do local de partida para embarcar em um (ou mais) próximo voo para chegar ao destino. Nem sempre as viagens que incluem voos de conexão disponibilizam seus trajetos de forma pontual, sem acarretar problema ao passageiro. Há casos em que a aeronave não decola no horário marcado, acarretando a perda do voo de conexão e, muitas vezes, o extravio da mala, já que o passageiro não consegue reencontrá-la no final do seu trajeto, isto é, após a execução do segundo voo contratado.

Nos grandes aeroportos internacionais, é usual disponibilizar terminais de passageiros distintos para voos nacionais e internacionais. Há casos em que, em razão da longa distância entre os terminais, são fornecidas linhas de ônibus, trens especiais ou esteiras rolantes que conectam um terminal ao outro, de modo a facilitar o movimento de passageiros e funcionários.