Luíza Figueiredo*
postado em 18/07/2018 17:00
Quebrangulo é um município do norte de Alagoas que concentra clima seco e quente no verão, já no inverno é bastante frio, chegando a marcar mínima de 14;C nos termômetros. Palmeira dos Índios é a quarta maior cidade do estado, o clima é semi úmido por estar localizada a 340 metros de altitude. No local, há diversos pontos a se conhecer, como museus e casarões. O destaque se dá no turismo rural. O que as duas têm em comum? Foram lugares onde Graciliano Ramos (1892-1953) nasceu e morou e ainda guardam vestígios históricos sobre a vida do autor brasileiro.
Um projeto pretende unir os 28 quilômetros de trilhos que separam os dois municípios à literatura, reativando o trajeto e apresentando aos turistas os registros históricos sobre o escritor. Caminhos de Graciliano Ramos será um percurso feito por duas locomotivas com capacidade para transportar 80 pessoas cada unidade, sendo uma a vapor e outra a diesel.
No passeio, os turistas poderão visitar as casas onde o autor nasceu e morou com os pais e a mulher dele, museus e bibliotecas que contam a história de vida e, exibem os romances premiados, os relatórios das prestações de contas de quando assumiu a prefeitura de Palmeira dos Índios em 1927, além de aldeias, como a dos índios Xucuru-Kariri, locais de fabricação de rapadura (doce feito com calda de cana-de-açúcar), cine teatro, escola de música e conferir o trabalho de artesãos locais.
Naquela época, para se locomover entre localidades mais distantes, as pessoas iam de trem, como é comum atualmente em países da Europa, por exemplo. Os dois municípios de Alagoas têm o intuito de resgatar esse atrativo. O projeto Caminhos de Graciliano Ramos é uma ideia do gestor público David Maia. Ele explica que, ;apesar dos municípios não disporem de praias, como a capital Maceió, há vestígios históricos para se conhecer sobre o autor.;
A via-férrea que liga os dois municípios já existe, mas em 2010, uma forte chuva em Quebrangulo provocou a derrubada da ponte e houve a necessidade de reestruturação dos trilhos. O passeio ainda não tem data para inauguração, porque a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTu) está realizando um estudo para avaliar as condições de tráfego. Para o prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima (PMDB), a reativação do trem ;resgata a importância da ferrovia, trajeto que a população e o escritor usavam na época.;
Júlio Cezar (PSB), prefeito de Palmeira dos Índios, afirma que pretende inaugurar a revitalização da estação local em agosto deste ano. Ele conta que tenta manter viva a trajetória do escritor. ;Graciliano tem um rastro inegável na construção de Palmeira dos Índios e Quebrangulo. A gente tenta manter viva a trajetória cultural dele. Acredito que seja nossa grande contribuição às gerações;, ressaltou.
* Estagiária sob a supervisão de Taís Braga