Destino ainda pouco conhecido pelos brasileiros, esse país do sudeste europeu fez parte da antiga Iugoslávia. Juntamente com a Bósnia-Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Macedônia e Montenegro, a Sérvia integrou a Iugoslávia até 2003. Com uma história marcada por conflitos e tentativas de emancipação, o país que já esteve nos holofotes mundiais e ainda carrega cicatrizes provenientes das guerras, hoje constrói uma nova imagem.
País de ares rústicos e cortado pelo extenso Rio Danúbio, a Sérvia é o resultado de combinações únicas. Elo entre o ocidente europeu e o oriente, o país exibe um índice de desenvolvimento humano consideravelmente elevado. Seu clima é mediterrâneo e as estações do ano costumam ser bem marcadas. Neva no inverno, quando os turistas correm para estações de esqui, e no verão as temperaturas chegam a 28;C, quando os sérvios se banham nas praias fluviais do Danúbio.
Uma mistura de eslavos, turcos, árabes e italianos, o povo sérvio é outra riqueza do país. Bastante hospitaleiros e acolhedores, são chamados, às vezes, de ;brasileiros da europa;. Eles adoram receber turistas e, assim como nós, se cumprimentam com beijinhos no rosto.
Apesar de a língua oficial do país ser o sérvio, a maior parte da população fala inglês sem grande dificuldade. Sua localização privilegiada na Península Balcânica facilita para que o turista conheça também os países vizinhos. O Turismo mostra um pouco do terceiro e último adversário da primeira fase da disputado Mundial de Futebol, a Sérvia.
Belgrado
Capital do país e principal destino turístico, Belgrado é uma cidade autêntica. Com cerca de dois milhões de habitantes, é também a maior do país, ganhou a reputação de cidade que nunca dorme por causa das várias opções de lazer noturno.
Além disso, Belgrado também respira história, já que é uma das mais antigas cidades européias. Com mais de 7 mil anos de história para contar, em Belgrado residem várias atrações como sítios arqueológicos, fortalezas e construções medievais.
Fortaleza Kalemegdan
Símbolo de Belgrado, a Fortaleza está de pé há dois mil anos. Considerada por muitos o coração de Belgrado, suas paredes guardam a história da cidade. Ao longo dos anos, a fortaleza teve vários nomes, hoje chamada de Kalemegdan é apelidada pelos moradores de Kalis. O complexo arquitetônico é marcado pela influência dos povos romanos, bizantinos, sérvios, húngaros e otomanos. Possui câmaras subterrâneas que fazem parte do Museu Nacional, que exibe sarcófagos romanos, altares e lápides. Existem também torres, outros monumentos e o Museu Militar.
Praia Ada Ciganlija
Conhecida como o mar de Belgrado, a Ada, como é chamada pelos locais, é uma ilha artificial criada a partir do rio Sava durante os anos 60. Com pontos para banho e prática de esportes náuticos, é um dos locais mais populares de Belgrado.
Catedral de São Sava
Construída em homenagem ao arcebispo São Sava, a Catedral é o segundo maior templo ortodoxo do mundo, com capacidade para acomodar mais de 10 mil pessoas. Construída em estilo sérvio-bizantino, sua edificação levou mais de 1 século para ser concluída e, hoje, atrai fiéis e apreciadores de arquitetura.
Catedral de São Miguel
Construída entre 1837 e 1840 em estilo barroco, a Catedral de São Miguel reside em cima das ruínas de uma outra igreja mais antiga. Planejada pelo arquiteto de Pancevo AF Kverfeld, além de exibir a belíssima arquitetura, tem também uma coleção de obras de arte em filigrana e pintura.
Rua Skadarlija
Para quem procura desfrutar a vida noturna de Belgrado, a famosa Rua Skadarlija, que ganhou popularidade no século 20, após passar a ser frequentada por celebridades, é uma excelente opção. Além de bairro histórico, é também a principal rua do ponto boêmio da capital, cheio de restaurantes e bares, chamados de kafanas.
Novi Sad
Considerada por muitos turistas ainda mais bonita que Belgrado, Novi Sad é uma cidade charmosa, com forte influência da arquitetura austro-húngara. Fundada no século 17, a capital da província de Vojvodina, Novi Sad é cercada por planícies, pelo Rio Danúbio, e pela montanha Fruska Gora.
Hoje, segunda maior cidade sérvia, além de seu centro histórico e seu peso cultural, a cidade possui também uma animada vida noturna, cheia de festivais, cafés e clubes. Caso a data de sua visita coincida com o festival EXIT, não deixe de conferir. É um dos mais prestigiados festivais de música alternativa na Europa.
Praia Strand
A Strand Beach é uma das praias fluviais do Rio Danúbio. Rodeada por uma área verde e com vista para a Ponte da Liberdade, a praia é perfeita para aproveitar os dias quentes.
Ruas Jmaj Jovina e Dunavska
A caminho da Fortaleza de Petrovaradin, você irá cruzar essas duas ruas pitorescas, cheia de restaurantes, cafés e lojas. Dunavska é também a rua mais antiga de Novi Sad.
A fortaleza de Petrovaradin
No passado, a fortaleza foi a maior fortificação da Europa e também palco para uma das principais batalhas enfrentadas no país. Hoje, é um símbolo da cidade. De arquitetura monumental, recheada por túneis, galerias subterrâneas, labirintos, o complexo abriga também uma galeria de arte, o planetário e o museu da cidade. Para visitá-la é necessário subir os 200 degraus de entrada, que é recompensada pela vista panorâmica da cidade.
Abaixo da fortaleza está a cidade Petrovaradiana, que abriga em meio a suas construções barrocas, o Mosteiro de São Juraj, o Portão de Belgrado, a Igreja de São Pedro e São Paulo, a Prefeitura, o Hospital Militar, a casa onde nasceu o conde e general austríaco Josip Jelai.
Mediana
Um dos principais e mais bem preservados sítios arqueológicos locais, Mediana abriga as ruínas de uma grande construção imperial romana. As escavações revelaram várias instalações, entre elas um celeiro e uma torre d;água.
Museu de Vojvodina
O Museu de Vojvodina é um passeio ideal para contextualizar e aprender mais sobre a história local desde os tempos neolíticos até a era moderna. Entre as atrações estão expostos capacetes de ouro intactos pertencentes a soldados romanos e uma coleção de roupas do século 19, além de ossos e utensílios pré-históricos.
Montanha Fruska Gora
Chamada de montanha mágica, Fruska Gora fica no coração das planícies de Vojvodina. Transformada em parque nacional nos anos 60, foi também o primeiro parque do país. Em suas encostas existem vários vinhedos, e espalhados pela montanha estão mosteiros e monumentos culturais. Visitantes podem fazer atividades como caminhadas e degustação de vinhos.
Campo da Cruz Vermelha
Aqui fica o campo de concentração nazista usado para prender cerca de 30 mil judeus sérvios durante a Segunda Guerra Mundial. É possível visitar as instalações e ver como os prisioneiros viviam, as imagens são fortes, mas, a visita é interessante para relembrar fatos históricos.
Fortaleza de Nis
O complexo arquitetônico às margens do Rio Sava é a fortaleza turca mais bem preservada de toda a região balcânica. Construída em 1723, hoje abriga parques públicos e uma impressionante coleção de tumbas romanas com mais de 2 mil anos de idade e de diferentes tempos históricos.
Torre da caveira
A Torre da caveira é uma estrutura de pedra incrustada com crânios humanos, construída há 200 anos, com o objetivo de assustar os cristãos residentes na área. Feita pelos otomanos após a batalha de Cegar, a torre foi construída com mais de 950 crânios pertencentes aos sérvios derrotados. Para os sérvios, a torre é um símbolo de luta pela liberdade.
Ni;
Uma das cidades mais antigas da península balcânica, como é chamada a região do sudeste europeu, Ni; é a capital do distrito de Ni;ava. Rodeada por cadeias de montanhas, Ni; já foi uma cidade romana, proveniente de um assentamento celta e local de nascimento de Constantino, o Grande. Conquistada e destruída por diversas vezes pelos húngaros, búlgaros, bizantinos e turcos, hoje Nis é um importante centro administrativo, cultural, econômico, comercial e universitário sérvio.
Fique ligado
Brasil x Sérvia
27 de junho às 15h (horário de Brasília).
*Estagiária sob supervisão de Taís Braga