Areia branca, águas cristalinas e clima semitropical, um verdadeiro paraíso. Localizada no meio da costa nordeste da península de Iucatán e banhada pelo Mar do Caribe, a Riviera Maya vem ganhando corações de turistas por todo o mundo, além de ter sido eleita como o melhor destino mexicano em 2017 pelo jornal Travel Weekly.
Ocupada na década de 1990, o local nasceu de uma tentativa do governo mexicano de reviver o turismo. São cerca de 150 quilômetros de litoral que vão desde Cancún até a reserva natural Sian Ka;an. Cercada de belezas naturais, a Riviera Maya encanta com águas tranquilas, corais preservados, rios, florestas e cavernas.
Diferente da vizinha Cancún, é um cenário perfeito para quem busca calmaria e também imersão histórica, já que a região abriga duas importantes ruínas maias: Tulum e Cobá. A zona maia é dividida em três regiões dentro do estado de Quintana Roo: Tulum, Cobá e Playa del Carmen. Todas têm estruturas de hotéis, resorts e restaurantes, além de forte ecoturismo.
Por dentro da Riviera Maya
Cobá
Sítio arqueológico da cidade pré-colombiana de Cobá, as ruínas em meio à selva atraem visitantes curiosos. Cobá oferece escalada a uma das maiores pirâmides maias do México. São mais de 40 metros de altura que proporcionam uma visão panorâmica do local, além de várias experiências floresta a dentro.
Tulum
Tulum é a ruína da única cidade maia estabelecida no litoral. Construída sob um penhasco, foi uma das últimas localidades habitadas por essa civilização. Além das ruínas, Tulum abriga a reserva de Sian Ka;an, praias e cenotes magníficos que oferecem várias atividades aquáticas como snorkel, flutuação em rio e plataforma para saltos.
Playa del Carmen
Talvez a região mais badalada da Riviera Maya. Cercada por beach clubs, bares e restaurantes, ela é o ponto de encontro de jovens turistas.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa