Com 73 parques nacionais instalados nas cinco regiões brasileiras e classificados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o turismo na natureza é uma das melhores opções para curtir os próximos feriados prolongados. Alguns deles oferecem boa estrutura de atendimento aos turistas, tanto dentro das reservas quanto nos municípios vizinhos.
[SAIBAMAIS]Neste ano, o governo abriu concessões permitindo que a iniciativa privada explorasse alguns serviços como transporte de turistas, restaurantes, lojas de souvenires, atividades esportivas na natureza, a exemplo de expriências bem-sucedidas em parques nacionais como Iguaçu (PR), Tijuca (RJ), Fernando de Noronha (PE) e Serra dos Órgãos (RJ). Dessa forma, o visitante tem melhor assistência e conforto.
Está provado cientificamente que o contato com a natureza traz grandes benefícios ao ser humano. Uma pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard diz que morar próximo a parques, florestas, bosques ou jardins reduz a chance de adquirir doenças renais e respiratórias e dá mais longevidade ao morador. Foi o que um grupo de pesquisadores coordenado pelo cientista Peter James concluiu ao analisar os prontuários médicos de 108.603 mulheres americanas durante oito anos, entre 2000 e 2008. As pacientes cujas casas tinham vegetações em um raio de 250m quadrados apresentaram uma taxa de mortalidade 12% menor.
Ainda não se convenceu das vantagens de visitar o parque mais próximo da sua cidade? Lembre-se de que o Brasil está em primeiro lugar no ranking do Estudo de Competitividade do Fórum Econômico Mundial em recursos naturais mundiais, deixando para trás fortes candidatos, como México (2;), Peru (4;), Austrália (6;), Tailândia (7;) e Estados Unidos (10;). Os dados só reforçam a diversidade ambiental do país e a necessidade de preservação da fauna e flora brasileira. Escolha um dos parques destacados pelo Turismo e aproveite para viver mais. E melhor.
Pérolas no centro do país
Na região Centro-oeste, a paisagem dos parques é brindada com belas cachoeiras que amenizam o clima seco dos dias de inverno. As áreas de preservação ambiental são frequentadas principalmente por desportistas que desbravam as trilhas e, como recompensa, mergulham nas águas cristalinas e revigorantes das diversas quedas d;água.
Parque Nacional Chapada dos Guimarães
Localizado no coração do Mato Grosso, entre Cuiabá e a Chapada dos Guimarães, a reserva ambiental de mais de 32 mil hectares reúne cachoeiras, trilhas, cavernas e uma grande diversidade de animais e vegetação. O ponto forte do parque são as cachoeiras que se tornaram famosas por sua beleza. Entre elas, a Véu de Noiva e a Cachoeira dos Namorados. Outra atração é a gruta Casa das Pedras, que foi abrigo para escravos, indígenas e homens do movimento político-militar Coluna Prestes. Além disso, a caverna foi cenário para a abertura da novela da Rede Globo Fera Ferida (1993). Para quem gosta de caminhadas, a trilha para o Morro de São Jerônimo é uma boa opção. Ela é de alto grau de dificuldade e tem como destino o ponto mais alto do Parque Nacional. No ano de 2016, a reserva ficou em 7; lugar entre os 73 parques mais visitados do Brasil, segundo o ICMBio. A estudante Mariana Mangieri, 21 anos, conta que a Chapada dos Guimarães faz parte da vida dela desde pequena e sempre que pode vai para lá. ;Além de ser maravilhoso, tem uma energia enorme. Na última vez em que eu fui, fiz a Trilha do Mel, que tem 3km e é a subida do paredão da Chapada. Quando a trilha termina, temos a sensação de que não somos nada diante da imensidão e é uma sensação de gratidão por ter condições de fazer tudo isso;, afirma, emocionada.
- Cidade mais próxima: Cuiabá e Chapada dos Guimarães
- Aeroporto mais próximo: Cuiabá
- Hospedagem: Não é permitido acampar dentro da reserva, é preciso se hospedar nas cidades vizinhas: Pousada Vila Guimarães, Rua Neco Siqueira, 41 - Chapada dos Guimarães- Telefone: (65) 3301-1366; Pousada Penhasco, Avenida Penhasco, s/n ; Chapada dos Guimarães ; Telefone: (65) 3624-1000.
- Quando ir: Aberto o ano todo. De dezembro a março, período de chuvas, julho a outubro, época da seca.
- Horário de funcionamento: Todos os dias das 9h às 16h.
- Ingressos: Gratuito, porém tem atrações pagas
- Contato: (65) 3301-1133
Parque Nacional das Emas
No sudoeste goiano, quase na divisa entre o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, encontra-se o Parque Nacional das Emas. A reserva ambiental proporciona uma proposta diferente aos visitantes. O objetivo é a contemplação dos animais característicos do cerrado e da vasta vegetação. Por lá é possível encontrar tamanduá-bandeira, cachorro-do-mato, ema, anta, veado, além de outras espécies como a onça-pintada e a parda, tatus-canastra e jaguatiricas. Para contemplar a fauna e flora local, fazer um safári é a melhor opção.
- Cidade mais próxima: Mineiros (GO), Chapadão do Céu (GO), Serranópolis (GO) e Costa Rica (MS).
- Aeroporto mais próximo: Mineiros (GO)
- Hospedagem: Pousada da Fundação das Emas, GO-341, Vila Jacuba (ao lado do parque);Mineiros (GO), Telefone:(64) 9996-2865. Vitor Hotel, RUA IPÊ, 213 - Centro ; Chapadão do Céu (GO), Telefone: (64) 3634-1722. Outras opções de hospedagem podem ser solicitadas no CAT. Telefones: (64) 3661-1547/ (64) 3661-0005
- Quando ir: Aberto o ano todo. De dezembro a março, período de chuvas, julho a outubro, época da seca.
- Horário de funcionamento: Todos os dias, das 6h às 20h.
- Ingressos: R$ 6,00 para moradores de cidades próximas; R$ 13,00, demais visitantes
- Contato: (64) 3929-6000
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Famoso por abrigar maravilhosas cachoeiras, o Parque Nacional é um dos mais próximos de Brasília e o mais visitado da região.
- Cidade mais próxima: Brasília (260km) e Goiânia (460km)
- Aeroporto mais próximo: Brasília
- Hospedagem: Alto Paraíso (GO), Cavalcante (GO) e São Jorge (GO)
- Quando ir: Julho a outubro, época da seca, não há riscos de tromba d;água
- Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 18h (entrada permitida até as 12h)
- Ingressos: Acesso ao parque gratuito, mas algumas atrações são pagas
- Contato: (62) 3455-1114