Jornal Correio Braziliense

Turismo

Além de estudar, aproveite o intercâmbio para conhecer o país

Aliar os cursos de idiomas a passeios turísticos é uma tarefa mais fácil do que se imagina. Além de oferecerem aulas apenas em meio período, escolas ainda podem sugerir pacotes para os alunos

O foco de uma viagem de intercâmbio é o estudo do idioma, mas também vale a pena dar uma chance aos programas turísticos ; há sempre aquele tempo livre para um pouco de lazer. Em momentos de folga, sejam eles no meio período oposto à aula ou à noite, as opções para ;turistar; são muitas: cartões-postais, bares, restaurantes e, quem sabe, lugares próximos da cidade escolhida para o curso.

[SAIBAMAIS]A escolha dos destinos vem mudando com o tempo, de acordo com Alan Rodrigues, supervisor de lazer da Maringá Turismo. ;Hoje, muitas pessoas estão escolhendo a África do Sul, por exemplo. Principalmente depois que Cidade do Cabo foi considerada a cidade mais bonita do mundo.; A preferência, no entanto, continuam sendo cidades onde a língua oficial é o inglês.

O Turismo separou algumas opções de destino para considerar na hora de decidir pela cidade para praticar um idioma. Confira ainda algumas atrações imperdíveis de cada local. Só não vale perder o foco nos estudos.


Granada, Espanha
Situada em uma depressão, a cidade espanhola guarda paisagens encantadoras e várias atrações para os viajantes. O palácio de Alhambra, o Jardim de Generalife, a Basílica San Juan de Díos e o Monastério de La Cartuja são apenas alguns dos muitos atrativos de Granada. Se as aulas forem até o fim do dia, não se preocupe: terminar a noite em uma taberna ou um restaurante também é uma ótima pedida.


Tóquio, Japão
Não são poucas as opções de lazer na capital japonesa. Com tantos atrativos, fica fácil agradar a todos os gostos. Visite locais como o Teatro Kabukiza, Estação de Tóquio e o Museu Hokusai para apreciar a arquitetura antiga e moderna da cidade. Se delicie com a culinária japonesa no beco Nonbei Yokocho, por exemplo. Para fugir do agito da cidade, basta dar uma passada no Todoroki Valley, um pedaço verde e tranquilo no meio da metrópole.



Florença, Itália
Explorar as ruelas do município italiano é uma viagem no tempo graças à arquitetura desse local que é considerado uma das joias da Toscana. A Catedral Santa Maria del Fiore, Basílica de São Lourenço, a Galeria da Academia de Belas Artes são apenas algumas das paradas obrigatórias de quem gosta de história e arte. Para descansar entre uma aula e outra ou entre pontos turísticos, sente na Praça della Signoria para um café.


Mendoza,Argentina
Aos pés da Cordilheira dos Andes, a cidade argentina é uma boa opção para quem quer estudar espanhol. Vale a pena fazer uma visita aos museus, como o de arte moderna, aproveitar a gastronomia local nos diversos restaurantes de Mendoza e curtir a noite na movimentada Rua Arístides Villanueva. Além disso, por ser uma das maiores regiões produtoras de vinho do país, Mendoza se torna ainda mais atrativa para os turistas.


Pequim, China
Prepare o cronograma se for estudar mandarim na capital chinesa, porque é preciso planejamento para conciliar as aulas com idas a pontos turísticos. A Muralha da China, uma das sete maravilhas do mundo, é apenas um desses lugares. Vale a pena ainda visitar a Praça da Paz Celestial ; marco dos movimentos estudantis de 1989 ; e de lá seguir para os principais pontos da Cidade Proibida: os palácios Zhong He e Qian Qing, e as inúmeras galerias do local, por exemplo.


Berlim, Alemanha
O estudante que escolhe a cidade consegue encontrar atrações em qualquer horário do dia. Para quem estuda apenas meio dia, por exemplo, o ponto de partida pode ser a Alexanderplatz. De lá, são apenas alguns minutos de caminhada para chegar à Ilha dos Museus, Catedral de Berlim, Tiergarten e Potsdamer Platz, cartões postais de Berlim. Para quem estuda de noite, no bairro de Kreuzberg, é possível aproveitar barezinhos lotados de pessoas das mais diversas nacionalidades.


Antibes, França
Nos Alpes Marítimos, a comuna francesa tem tantas belezas naturais que a tarefa de focar nos estudos pode se tornar desafiadora. Mesmo assim, o esforço traz boas recompensas para quem escolhe o destino. O estudante, nas horas vagas, pode aproveitar as praias de águas cristalinas; admirar a arquitetura de locais como Forte Carré e do Castelo dos Grimaldi, que hoje abriga o Museu Picasso; e ver de perto as paisagens que inspiraram artistas como Claude Monet e Eug;ne Boudin.

Fechando a viagem

A escolha da agência de intercâmbio é uma das decisões mais importantes ao fechar esse tipo de viagem. Pesquisar bem e ir atrás de referências de quem já contratou o serviço é um importante meio de evitar dores de cabeças. Conheça algumas empresas tradicionais no país.

EF - Education First
www.ef.com.br

CI Intercâmbio e Viagem
www.ci.com.br

STB - Student Travel Bureau
www.stb.com.br

Experimento Intercâmbio Cultural
www.experimento.org.br

Laços com a terra da rainha
O Ministério do Turismo (MTur) e a Embaixada do Reino Unido no Brasil fecharam um acordo de cooperação que beneficia estudantes de cursos técnicos e de graduação na área de turismo e hospitalidade. A decisão estabelece oportunidades de qualificação e formação profissional por meio de programas acadêmicos e estágios em instituições do Reino Unido. No próximo ano, um programa ; ainda sem data para inscrição ; enviará 120 alunos para estudar na terra da rainha.