Vistas da orla, elas mais parecem grandes sítios, ou pequenas vilas com casinhas decoradas de forma simples e cheias de bom gosto. As pousadas garantem o ar interiorano da praia do Patacho. Aliás, talvez a ausência de um grande resort deixe fluir a atmosfera primitiva do local. A maioria tem uma arquitetura curiosa e, pode-se dizer, gratificante ; os bangalôs são distribuídos no terreno de forma que todos possam ter vista para o mar. As semelhanças não param por aí: os objetos de decoração são produzidos na comunidade e têm o mesmo estilo.
[SAIBAMAIS]Uma característica é comum à maioria delas: poucas acomodações. Esse detalhe reflete a preocupação dos proprietários em manter o clima de local inexplorado, além de oferecer mais exclusividade. O cuidado tem seu preço. As tarifas não são baixas, mas acessíveis ; uma média de R$ 600. Nos feriados prolongados, é necessário consultar os valores dos pacotes.
Uma delas, a Samba Pa Ti, oferece seis bangalôs, sendo dois deles com piscinas privativas. Além disso, há suítes localizadas acima do restaurante. O ambiente é incrivelmente acolhedor, os funcionários se desdobram para realizar o menor desejo do hóspede e a comida é deliciosa. As acomodações são muito confortáveis, com um bom chuveiro, cama acolhedora e ; como não poderia faltar ; uma rede na varanda. O melhor detalhe é que, apesar de instalada em um ambiente quase selvagem, a pousada está ligada à internet por meio de fibra óptica, o que significa que os mais atarefados não estarão totalmente distantes da vida urbana. As ligações telefônicas, no entanto, são difíceis de completar. Depende da operadora.
As delícias com toques dos chefs
A pousada vizinha, Vila do Patacho, é um pouco maior, com um conceito diferente. Há pequenas casas com capacidade de abrigar de 2 a 7 pessoas. Elas são distribuídas sob as árvores e coqueiros do terreno, em frente ao mar. A decoração é charmosa e foram criados vários ambientes acolhedores, como o lounge de redes ; um caramanchão com vista para o mar ou o cinema ao ar livre, cujas sessões começam quando o dia escurece.
O restaurante atende ao público externo sob reserva.
A região da Costa dos Corais guarda boas surpresas até para os visitantes mais exigentes em termos de gastronomia e conforto. Além das pousadas, chefs experientes decidiram criar raízes na região, atraídos pelo encanto da natureza e a possibilidade de mercado. Valem a pena as visitas aos restaurantes O Raizeiro e No Quintal. Ambos em cidades próximas (a cerca de 20 minutos do Patacho), recebem os clientes em áreas abertas, cheias de árvores, com mesas cuidadosamente decoradas e cardápios pra lá de imaginativos e atraentes ; tanto pela apresentação quanto pelo sabor. No primeiro, não feche a conta sem experimentar a cocada de forno com sorbet de abacaxi como sobremesa. No Quintal, você é recebido com um delicioso suco de maracujá com manjericão. Delicioso e refrescante.
;Anote aí
Hospedagem
Pousada Samba Pa Ti
www.pousadasambapati.com.br
Telefone: (82) 99364 0436
Pousada Vila do Patacho
www.viladopatacho.com.br
Telefones: (81) 99925.7744 / (81) 99929-7729 / (82) 99342-5457
Pousada Xuê
www.pousadaxue.com.br
Telefones: (82) 3298-1197 / (82) 99103-9909
Restaurantes
Beijupirá
Lajes, Porto de Pedras
Telefone: (82) 3298-6520
No Quintal
Rua do Toque, s/n - Praia do Toque, São Miguel dos Milagres
Telefone: (82) 99910-7078
O Raizeiro
Povoado Do Riacho 105, 57940-000,
São Miguel dos Milagres - AL
Telefone: (82) 99132-3377