Enquanto os moradores do Hemisfério Sul tiram suas férias de verão, a população do Norte precisa lidar com as temperaturas congelantes ; muitas regiões ficam bem abaixo dos 0;C. O inverno é exatamente o oposto da estação mais quente do ano: dias mais curtos, com neve ou geada, e muito, mas muito, frio. Como gostar do calor não é unanimidade, os turistas que preferem uma xícara de chocolate quente no lugar de uma bebida estupidamente gelada podem escapar para o outro lado durante as férias de fim de ano.
[SAIBAMAIS]
Para fugir do verão, que tal ir para o Canadá e se hospedar num parque nacional, cheio de pistas de esqui? Banff, que é também patrimônio da Unesco, foi criado em 1885 e é o primeiro parque do país. As pistas de esqui são as principais atrações da cidade.
O turista pode escolher entre três: Norquay, Lake Louise e Sunshine Village. Mas praticar o esporte não é a única atividade para se fazer por lá. O centro da cidade, com suas construções de madeira, é tão aconchegante que é impossível resistir a um passeio ou a fazer uma refeição em um dos restaurantes da região. Não deixe de visitar o Lago Louise, um dos cartões-postais de Banff. Quando o assunto é hospedagem, o turista se vê cheio de opções, contudo o Sunshine Mountain Lodge é um dos que mais chamam atenção pela localização. Incrustado na montanha, o hotel encanta com sua vista ; principalmente nas noites de aurora boreal.
Pueblo do esqui
A cidade norte-americana de Taos, no Novo México, é famosa por seu resort Taos Ski Valley . No inverno, as características da cultura indígena e dos colonos espanhóis, assim como a paisagem desértica, se transformam com o branco da neve, e o esqui se torna a principal atração. São dezenas de pistas para os praticantes do esporte, desde os que querem aprender aos experts. Os turistas têm outras opções de atividades em Taos: passeios em motos de neve, relaxar em spas e apreciar a culinária local nos restaurantes da cidade. O Turismo também separou outros destinos ideais para fugir do calor brasileiro.
Niseko, Japão
Atravessar o mundo para esquiar pode parecer loucura, mas a vila japonesa é considerada o ;país das maravilhas do inverno;. São quatro opções de estação: Annupurri, Grand Hirafu, Niseko e Hanazono.
Zermatt, Suíça
Nesse famoso destino de inverno, é possível fazer trilhas nas montanhas, descer de picos altíssimos sobre os esquis, patinar e praticar curling, esporte em que o objetivo é lançar pedras de granito o mais próximo do alvo.
Chamonix-Mont-Blanc, França
Ao pé da montanha mais alta da Europa, Mont Blanc, a cidade é famosa pela prática do esqui, mas vai muito além do esporte radical. É possível conhecer atrações como o Mer de Glace, maior glacial europeu.
Frio aconchegante
Planejar uma viagem para um spa é garantia de que o friozinho será bem-aproveitado, com dias calmos e de puro relaxamento. Com a agenda cheia de compromisso ; com horários reservados para massagem e banhos em águas termais ;, será difícil querer voltar para o calor intenso do Hemisfério Sul. Em Grindavík, Islândia, por exemplo, o turista encontra o lugar ideal para viver dias de puro deleite. O Blue Lagoon, que recebe esse nome por causa da coloração da água geotermal de suas dependências, oferece tantas opções de relaxamento que não vai ser fácil escolher o que fazer primeiro. Além do banho nas águas quentes que dão nome ao local, o visitante pode se hospedar no local para aproveitar as férias, enquanto recebe massagens, conhece a região do Blue Lagoon e aprecia a culinária local e as paisagens de tirar o fôlego.
O spa islandês não está sozinho na categoria de locais para relaxar a temperaturas muito baixas. Conheça outros spas ao redor do mundo, onde o lema é desligar dos problemas.
Lanserhof Tegernsee (Waakirchen, Alemanha)
Em um pequeno município alemão, próximo a Munique, o spa oferece o ambiente ideal para passar dias muito tranquilos. A intenção não é apenas ficar de pernas para o ar, mas cuidar da saúde também. No pacote estão inclusos check-up médico, massagens, drenagens e outras consultas médicas. O spa tem unidades em Hamburgo e na cidade austríaca Lans.
Chewton Glen (Hampshire, Inglaterra)
O hotel é um espaço com atividades para a família. O clube das crianças e a casa na árvore prometem deixar os pequenos sempre ocupados, enquanto os pais aproveitam o spa. No cardápio de tratamentos tem aromaterapia, reiki, massagens, entre outros. O Chewton Glen ainda oferece aulas de dança, atividades físicas na academia do hotel e hidroterapia.
Devil;s Thumb Ranch Resort & Spa (Tabernash, Estados Unidos)
Entre banhos, massagens e tratamentos relaxantes, o hóspede pode aproveitar outras atividades. Ao ar livre, é possível esquiar, andar de bicicleta com pneus próprios para a neve, fazer trilhas de raquete de neve ; calçado que não afunda na neve. O restaurante do hotel é uma atração à parte, com pratos para comer rezando.
Amber Sea Hotel & Spa (Jurmala, Letônia)
O hotel oferece vários pacotes: energizantes, antiestresse, para a família toda, e até antitrabalho. Mesmo com tantos momentos de relaxamento, também vale a pena deixar o spa um pouco de lado para conhecer um pouco melhor Jurmala ; e quem sabe, outras cidades próximas.