País vizinho de Rússia, Ucrânia, Polônia e Lituânia, a Bielorrússia (Belarus) chama a atenção de quem aprecia história, arquitetura medieval e adora relaxar em spas. Apesar de não ser consolidado como destino turístico entre os brasileiros, o país tem muito a oferecer. A novidade do momento é a isenção de vistos para brasileiros. É um acordo bilateral que válido desde novembro. Os bielorrussos também não precisam de permissão para vir ao Brasil. Turistas de ambas nacionalidades podem permanecer nos países por até 90 dias.
[SAIBAMAIS];Essa proximidade foi acelerada em função das Olimpíadas;, esclarece o embaixador do Brasil em Minsk Paulo Antonio Pereira Pinto, e acrescenta que o Brasil é um destino muito mais que turístico: também é propício para investimentos e exportação de produtos. Entre os destinos brasileiros, o embaixador conta que Manaus é bastante procurada, pois há uma pequena colônia de nativos de Belarus no estado do Amazonas, assim como no Rio Grande do Sul. ;A cidade de Foz do Iguaçu também desperta interesse;.
O interesse dos bielorrussos, entretanto, é maior pelas praias. ;Belarus é muito frio. A maioria procura locais mais amenos para passar férias, como Cuba e República Dominicana;, comenta o embaixador. Nesse sentido, relacionamento com a Região Nordeste brasileira tem sido próximo. ;O Ceará tem ligação direta com Portugal por voos da TAP. É o destino mais próximo de Belarus e pretendemos divulgá-lo;, expõe. ;Os bielorrussos adoram praia, mas estão assustados demais para viajar para o Oriente Médio, onde estão as praias mais próximas de Minsk;.