Jornal Correio Braziliense

Turismo

Desbrave trilhas ao redor de vários continentes sobre duas rodas

Diversos países, principalmente na Europa, têm tradição nas viagens de bicicleta. É comum os ciclistas desfrutarem de mais estrutura de serviço e segurança nas ciclovias e nas pistas urbanas

A bicicleta está cada vez mais presente nas viagens de Cárlinton Alvarenga, 46 anos, e da mulher. ;Temos o costume de alugar uma bicicleta e desbravar os encantos da cidade que estamos visitando.; Em viagens para a Holanda e para a Alemanha, o meio de transporte transformou a experiência do casal. ;Na Holanda, saboreamos horas mágicas pedalando pela cidade de Amsterdã. Fomos a uma cidade próxima chamada Edam, alugamos uma bicicleta de dois lugares e passeamos por outras quatro cidades. O uso da bicicleta nos permitiu um contato mais intenso com os lugares por onde passamos;, conta Cárlinton.

[SAIBAMAIS]

Na Alemanha, os dois pedalaram por Berlim e por Potsdam, cidade a uma hora da capital alemã. ;O país valoriza o uso da bicicleta e não temos palavras para descrever a magia que é pedalar por ruas, nos parques e desbravar cada cantinho mágico da cidade de Potsdam.;

Trânsito

Cárlinton dá uma dica para quem quer fazer o mesmo em futuras viagens: ;Antes de alugar a bicicleta e sair pedalando, é fundamental dominar as regras de trânsito na cidade que conhecerá. Existem regras claras para uso da bicicleta nas vias urbanas. Há o risco de passar por situações constrangedoras se não dominar esses fundamentos básicos.; As rotas de ciclismo estão espalhadas pelos quatro cantos do mundo. O Turismo separou algumas delas para ajudar na escolha do próximo destino.

; Para saber mais

Mais apaixonados

Segundo estudo da Federação Europeia de Ciclismo, o cicloturismo é um mercado em crescimento. Por causa do setor, hotéis e restaurantes faturaram cerca de 42 milhões de euros entre 2009 e 2014. O número de empregos gerados pelo cicloturismo ; aproximadamente 524 mil ; também é um fator que contribui para o crescimento econômico da União Europeia.

Desbravando trilhas ao redor do mundo

Os Caminhos de Santiago são percursos bem conhecidos entre peregrinos do mundo todo. Independentemente do lugar de partida, a maioria dos viajantes vai a pé até Santiago de Compostela, na Espanha. Mas também é possível completar as rotas com a ajuda da bicicleta.

São vários trajetos que levam até o destino final ; Português, do Norte, Via de La Plata, entre outros. O mais famoso deles é o Francês, que tem aproximadamente 800km de extensão. A escolha do caminho é feita de acordo com a preferência do ciclista, mas planejamento e preparação física são necessários em todas as rotas.

O caminho até Santiago de Compostela é apenas um dos inúmeros roteiros de cicloturismo espalhados pelo mundo. Conheça alguns outros e escolha o seu preferido.

Cortina d;Ampezzo
Itália

A bicicleta é uma boa opção de transporte para quem quer conhecer os parques nacionais e os patrimônios culturais da região das Dolomitas, cadeias montanhosa na Itália. Nos alpes do norte do país, a rota proporciona belas paisagens para quem se aventurar por lá. A Pisa Trekking oferece uma trilha de dificuldade moderada, com duração de quatro dias. O roteiro ainda inclui as delícias da culinária local, com queijos, embutidos, cogumelos, polenta, vinhos e tortas que dão energia para continuar pedalando.

; Dolomitas
A Maratona de Dolomitas faz parte do Giro d;Itália e ocorre anualmente no verão. O ciclista pode escolher entre três trilhas: Maratona, de 138 km; Middle, de 106 km; e Sellaronda, de 55 km.

Ruta de los Siete Lagos

Patagônia argentina

O caminho começa na cidade Villa la Angostura e tem 110km de extensão, terminando em San Martín de los Andes. Ao longo da rota, os turistas podem fazer paradas
e apreciar os sete lagos da região. A intensidade do pedal é moderada, e é fácil encontrar hospedagem pelo caminho. No inverno, por causa do gelo e neve na pista, o roteiro não é recomendado para os ciclistas. A viagem é mais segura no verão ou na primavera.

Saigon a Phnom Penh

Vietnã

Que tal conhecer o sul do Vietnã com a ajuda de uma bicicleta? Em cinco dias é possível completar a rota que sai de Saigon para Phnom Penh. São mais de 500km de distância em que o ciclista pode conhecer o interior do país, seus vilarejos e campos. A Indochina Holidays Travel oferece um roteiro que passa por várias cidades ; como Cho Lach, Can Tho, Sadec ;, incluindo alimentação e hospedagem.

Otago Central Rail Trail

Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um ótimo destino para os amantes do ciclismo. As Grandes Trilhas têm trechos para os mais variados níveis físicos. A Otago é uma das mais populares, com cenários incríveis para os Alpes e para a costa. São150km de extensão, uma rota fácil de ser feita em até cinco dias, se os ciclistas adotarem um ritmo tranquilo.