Jornal Correio Braziliense

Turismo

Startups de turismo unem paixão por viagem às facilidades da tecnologia

Sites e aplicativos prometem tornar viagens mais práticas e a procura por serviços, mais intuitiva

Há quem diga que qualquer empresa pequena, em fase de conseguir espaço no mercado, pode ser chamada de startup. Outros acreditam que o conceito se refere a uma empresa com baixo custo de manutenção, crescimento rápido e lucros exponenciais. A definição mais atual satisfaz tanto especialistas quanto investidores. Startup é um grupo de pessoas à procura de novos modelos de negócio, trabalhando em um ambiente de incerteza.

[SAIBAMAIS]Para divulgar iniciativas desse tipo relacionadas ao turismo, o Fórum PANROTAS 2016, realizado em março, contou com a presença representantes de startups em destaque no setor. Ao todo, 15 empresas apresentaram suas ideias ao público pelo tempo máximo de dois minutos.

Confira alguns dos destaques e aproveite para conhecer sites e aplicativos com propostas criativas e inovadoras. A maioria delas usa o que a tecnologia tem de melhor para facilitar a vida do viajante.

Quanto Custa Viajar

Quem não tem tempo ou paciência para organizar uma viagem vai vibrar com o diferencial dessa página: uma calculadora inteligente que prevê o quanto o viajante vai gastar durante o passeio. Funciona assim: o usuário escolhe o estilo de viagem (econômico ou luxo, por exemplo) e a quantidade de dias que ficará na cidade para saber o valor total aproximado da empreitada, incluindo todos os custos atualizados - hospedagem, alimentação e lazer.

Chega de peregrinar para alugar um carro a preço justo! Antes da viagem ou quando chegar ao seu destino, compare preços de diárias em várias locadoras do Brasil, em tempo real. Nesse site, promoções e ajustes de preços estão sempre atuais. Não há surpresas no preço final: a ferramenta divulga valores com todas as taxas, inclusive seguro obrigatório, incluídas.

Amigo Viajante

Rede colaborativa de perguntas e respostas sobre viagens, o site ajuda a tirar dúvidas sobre as atrações de um determinado local. Primeiro, o usuário faz uma pergunta. O sistema inteligente conecta os viajantes às respostas de que necessitam. Assim, fica muito mais fácil conhecer pontos turísticos interessantes, pouco conhecidos, e trocar dicas com quem já foi ao local.

Hotel Quando

Voltada a quem quer reduzir custos com hospedagem, a plataforma faz reservas online de quartos de hotel por hora. O usuário pode, por exemplo, reservar um espaço por 3, 6, 9 ou 12 horas e pagar um preço justo. Além disso, ele também decide a que horas gostaria de entrar no hotel.

A repórter viajou a convite da PANROTAS