"Trate os outros como gostaria de ser tratado;. Essa é a essência da ética da reciprocidade, também conhecida como regra de ouro. Inspiração para alguns, clichê para outros, a frase serve para guiar os mais perdidos quando o assunto é etiqueta.
Em um avião, o espaço é reduzido. Logo, culturas e pontos de vista se misturam ; mais que as bagagens em sentido literal. Mas há saída. A consultora de boas maneiras e ex-comissária de bordo Sofia Rossi resume os pré-requisitos para ter boas maneiras em uma aeronave (e na vida) em duas palavras: bom senso. ;Acima de tudo, o respeito ao próximo;, completa.
Falando assim, parece fácil. Tente se colocar no lugar de alguém que precisa descansar durante um voo. Enquanto isso, duas pessoas falam alto e soltam gargalhadas ensurdecedoras na poltrona ao lado. O que fazer? Reclamar diretamente com os barulhentos não é a melhor das soluções, pois é impossível prever quando uma briga pode começar. Se os ânimos não se acalmarem, o comandante pode intervir.
Para Sofia Rossi, é importante evitar a fadiga o quanto antes. ;É melhor chamar o comissariado para evitar conflitos;. Se soubesse disso, Keully Guimarães, 26 anos, teria evitado estresse em uma jornada por cinco países europeus, feita em fevereiro deste ano. A funcionária pública viajava de Lisboa para Londres e teve a má sorte de se acomodar perto de um grupo de amigas tagarelas. Elas conversaram e riram durante todo o voo. O volume era perturbador.
;Olhei para as pessoas no avião. Elas estavam incomodadas também, mas ninguém disse nada;. Na opinião de Keully, essa foi a melhor das atitudes. ;A gente viaja com gente de lugares diferentes. Um pouco de educação é bom para não constranger outras pessoas.;
Delicadeza
Ela presenciou outra situação que, além de cômica, deixou a tripulação aflita. Voltando para o Brasil em um voo que saiu da França, Keully percebeu que, aparentemente, quatro rapazes se recusavam a seguir as regras básicas de segurança. ;Quando era para apertar o cinto, eles estavam em pé. Não entendiam o que as aeromoças diziam. Durante uma turbulência, um deles tirou uma caixa do bagageiro. O grupo começou a jogar cartas no meio do corredor, usando o objeto como mesa;, lembra.
A consultora Sofia Rossi avalia que os anos dourados da aviação já se foram. ;O lanche é reduzido; as passagens, mais em conta. Cabe ao pessoal de bordo servir com delicadeza e presteza. Às pessoas, é de bom tom tratá-las com respeito;. Ela destaca que as ;broncas; não são à toa e resume: ;Todo comissário se preocupa com a segurança do passageiro. É uma profissão fantástica;.
Na prática, o segredo é o respeito
Você tem medo de avião? Os mais experientes respondem rápido: não. Para eles, a sensação de voar pela primeira vez já foi esquecida. Gente experiente não sua frio na decolagem e no pouso, não sente o coração acelerar, não sabe o que é náusea. A ex-comissária de bordo Sofia Rossi pensa de outro modo. ;Todo mundo tem medo. Nós (comissários) estamos acostumados.; Os viajantes frequentes, também. Para ela, esse é o motivo da aglomeração de pessoas nos corredores, assim que a aeronave é estacionada. ;Todo mundo quer ir embora logo;, brinca.
[SAIBAMAIS]Além da pressa para sair do avião, os passageiros cometem outras ;gafes; no universo das boas maneiras. ;Tem de tudo: o passageiro que pede sucrilhos e não quer cereal, gente que confunde pão escuro com goiabada. Uma senhora queria caviar, mas sem as bolinhas pretas. Tive que servir tudo para ela, menos caviar;, lembra Sofia. ;É comum que os passageiros levem coletes salva-vidas para casa, talheres, cobertores, travesseiros, copos e até xícaras;. Ser excêntrico não é um problema, desde que algumas regras sejam respeitadas. Veja dicas:
Ao se acomodar
; Encontre seu assento pelo número indicado no bilhete aéreo. Você pode pedir para trocar de lugar com alguém, mas não crie constrangimento caso a resposta seja negativa;
; Se houver assentos vazios, é permitido trocar de poltrona antes da decolagem. Pergunte à tripulação se o assento está mesmo disponível, para evitar mal-entendidos.
Durante o voo
; Não reclame do serviço de bordo. As companhias aéreas servem lanches que costumam ser pequenos. Não conte com isso para matar a fome;
; Respeite as regras de uso do celular. Ele pode interferir nos sistemas de navegação do avião;
; Você pode se levantar para ir ao banheiro ou para esticar o corpo, mas não fique passeando ou conversando em pé;
; Caso esteja viajando com uma criança, não permita que ela circule sozinha pelo corredor. É perigoso;
; Não passeie pelo corredor do avião durante o serviço de bordo;
; Se precisar de ajuda, chame o serviço de bordo pelo botão instalado no painel e espere o comissário aparecer. Não grite por ele;
; Não converse alto. Ninguém é obrigado a escutar suas conversas;
; Não insista em puxar assunto com seu vizinho de poltrona;
; Não invada o espaço da pessoa ao seu lado durante o voo, seja com cotovelos, seja com objetos ; livros, bolsas e agasalhos;
; Evite tirar os sapatos e deixar o ambiente ;perfumado; com o temido chulé;
; Não monopolize o banheiro;
; Não coloque os pés na poltrona à sua frente;
; Não escute música com volume alto. Use os fones de ouvido.